Lagos reforça parceria com os Bombeiros Voluntários e apoia requalificação do quartel

A obra será comparticipada pelo município em 303 222 euros

A Câmara Municipal de Lagos vai reforçar a parceria com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do concelho, apoiando a remodelação e ampliação das instalações do quartel.

Esta obra será comparticipada pelo município em 303.222 euros, o que representa 50% do valor do investimento previsto.

Os trabalhos servirão, segundo a autarquia, para dotar o quartel de mais e melhores condições, quer para receber as equipas que integram o corpo de bombeiros, quer para albergar os equipamentos utilizados nas ações de socorro, emergência, salvamento e combate a incêndios.

De acordo com o Município, «esta não é uma decisão isolada», «uma vez que tem sido reconhecida a necessidade de reforçar a capacidade de resposta do Corpo de Bombeiros para que este esteja à altura de satisfazer as necessidades públicas, assegurando as respostas operacionais habituais, mas também as novas competências emergentes da Lei e das diretivas operacionais da Autoridade Nacional de Proteção Civil».

Neste âmbito, a autarquia concede anualmente à associação uma comparticipação financeira de 800 mil euros.

Em 2022 foi também aprovada a atribuição de um subsídio extraordinário de mais de 303 mil euros destinado à aquisição de meios e equipamentos, mais concretamente uma embarcação para o serviço prestado no âmbito da Unidade de Salvamento Aquático e uma nova viatura de combate a incêndios.

Esta colaboração ativa do município não se limita aos Bombeiros Voluntários, estendendo-se a outras entidades parceiras com competências na área da proteção civil e às forças de segurança.

Concretizando o objetivo de afirmar Lagos como um território cada vez mais seguro.



Comentários

pub