Exposição de fotografia alerta para impacto perigoso da poluição

Vai estar no MAR Shopping Algarve, a partir do dia 9 de Fevereiro

A exposição de fotografia “Living Among What’s Left Behind” (viver entre o que é deixado para trás), que tem como objetivo sensibilizar a comunidade para os problemas ambientais e sociais globais, vai estar no MAR Shopping Algarve, a partir do dia 9 de Fevereiro. 

A mostra reúne imagens que o fotojornalista Mário Cruz registou da extrema poluição ao longo do Rio Pasig, nas Filipinas.

Com entrada gratuita, até dia 9 de Abril, a exposição apresenta um registo captado ao longo de um mês pelas comunidades cercadas do rio Pasig, que já foi um importante vetor económico de Manila, capital da Filipinas.

Após anos de negligência, foi considerado biologicamente morto desde 1990, «sendo um reflexo de uma sociedade extremamente desigual, na qual 21,6% da população vive abaixo do limiar de pobreza, numa luta diária contra a poluição», segundo dados da Autoridade Filipina de Estatísticas.

As imagens dramáticas da exposição exclamam o lixo doméstico e os constantes despejos industriais que transformaram o rio Pasig num esgoto.

Para Ana Antunes, do MAR Shopping Algarve, a exposição desperta a mensagem sobre o tratamento que damos aos nossos resíduos, mesmo em países desenvolvidos e o quanto os problemas de outras realidades nos levam a refletir sobre a proximidade desta problemática.

 

 

«Somos um centro comercial com uma preocupação ambiental e social que tem o objetivo de alcançar a neutralidade ambiental em 2030. Queremos contribuir para vidas mais saudáveis e sustentáveis da comunidade que fazemos parte, por isso, acolhemos a exposição no nosso Meeting Place», destaca.

Vencedor do World Press Photo, o fotojornalista português cria trabalhos com foco na injustiça e problemas sociais. No Algarve, a exposição é um mote para reflexões das futuras gerações mobilizando uma reflexão sobre o impacto do nosso comportamento do dia-a-dia no futuro.

«A exposição é um exemplo do caminho perigoso que a humanidade percorre quando as necessidades básicas humanas e o meio ambiente são ignorados», enfatiza Mário Cruz.

A exposição encontra-se no piso 1, na zona de restauração

 

 



Comentários

pub