Escola Secundária José Belchior Viegas fechada devido à greve de professores

Governo antecipou ronda negocial com os sindicatos

A Escola Secundária José Belchior Viegas, de São Brás de Alportel, fechou esta terça-feira, 10 de Janeiro, devido à greve de professores. 

A paralisação dos docentes, por tempo indeterminado, continua, numa altura em que o Governo antecipou uma ronda negocial com os sindicatos.

As reuniões só estavam programadas para o final do mês, mas o Ministério da Educação anunciou ontem que vão acontecer a 18 e 20 de Janeiro.

A greve nacional foi convocada pelo Sindicato de Todos os Professores (S.T.O.P) e reúne docentes de todas as tendências políticas. Também já há outra greve convocada pelo Sindicato Independente de Professores e Educadores.

Quanto á Fenprof começou iniciou esta terça-feira, dia 10, um acampamento em frente ao Ministério que deve durar até sexta-feira.

O Sindicato de Todos os Professores contesta as alterações ao modelo de concurso de colocação de professores e reclama melhoria das condições da carreira, nomeadamente no que diz respeito aos salários, às dificuldades na mudança de escalão, ao congelamento do tempo de serviço, entre outras.

O Governo quer manter os critérios de contratação de professores, mas pretende um novo modelo de colocação, transformando os concursos nacionais em listas municipais.

A integração de docentes será decidida por conselhos locais de diretores, que não vão contratar diretamente docentes. Para o ministro da Educação, estas alterações significam uma maior estabilidade dos professores.

O S.TO.P afirma que esta greve é uma «forma de luta inédita». O protesto foi convocado na sequência de uma sondagem realizada no blogue ArLindo, onde milhares de professores apoiaram a realização desta greve por tempo indeterminado.

 

 



Comentários

pub