Catarina Martins diz que Algarve é «laboratório da privatização do SNS»

Para Catarina Martins, que também esteve reunida com a ACTA nesta visita à região, «é importante perceber o que aconteceu no Algarve, o que correu mal e aprender com isso»

«O Algarve é um laboratório da privatização do Serviço Nacional de Saúde». As palavras são de Catarina Martins, coordenadora do Bloco de Esquerda, que esteve reunida esta sexta-feira, 27 de Janeiro, com a delegação do Sindicato dos Médicos da Zona Sul – SMZS. 

Segundo o BE, «a oferta privada tem vindo a aumentar exponencialmente e a fuga de médicos do SNS tem-se mostrado difícil de combater».

Para Catarina Martins, que também esteve reunida com a ACTA nesta visita à região, «é importante perceber o que aconteceu no Algarve, o que correu mal e aprender com isso».

«É urgente criar condições para fixar pessoas. Esse problema não é só dos profissionais de saúde, é um problema dos professores, e de outros setores que necessitam de trabalhadores», acrescenta.

Em nota de imprensa, o BE enuncia alguns dos problemas do SNS na região, como a falta de recursos humanos, o encerramento do bloco de partos de Portimão ou os «equipamentos obsoletos».

João Vasconcelos, ex-deputado do BE, que também participou nesta reunião, expressou a sua preocupação e reafirmou que «é necessário mais investimento público, contratar os médicos pediatras e obstetras necessários, além de outros recursos humanos, criar incentivos e valorizar as suas carreiras».

«Desta forma evita-se a sangria de médicos para o privado e a concorrência desleal com o SNS. Esta é uma responsabilidade que cabe ao poder central, no caso concreto ao governo de maioria absoluta do PS», acrescentou.

Já José Gusmão, eurodeputado e cabeça de lista pelo Algarve nas últimas Legislativas, deixou a mensagem de que «o SNS precisa do empenho dos algarvios neste momento difícil e que a luta será dura».

 



Comentários

pub