Vítor Fialho assume a presidência do Hospital de Évora

Novo Conselho de Administração foi designado por despacho dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das Saúde e das Finanças

Vítor Fialho será, a partir de 2 de Janeiro, o novo presidente do Conselho de Administração do do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), sendo diretora clínica Maria Luísa Rebocho. O enfermeiro diretor será José Chora e os vogais executivos serão António Martins Guerreiro e Maria do Céu Canhão.

Dois hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) iniciam o ano de 2023 com a nomeação dos novos Conselhos de Administração. Um despacho do Governo nomeia com efeitos a 2 de janeiro, os órgãos dirigentes do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) e do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE).

Em ambos os casos, os membros dos Conselho de Administração cessaram o respetivo mandato este sábado, 31 de dezembro, explica uma nota do Ministério da Saúde.

Os novos Conselhos de Administração foram designados por despacho dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das Saúde e das Finanças, para um mandato de três anos, tendo sido ouvido, no processo, o diretor executivo do SNS.

Está em curso a tramitação legal para as restantes nomeações de conselhos de administração das unidades hospitalares do SNS que cessaram mandato, nomeadamente das que viram as suas nomeações prorrogadas no contexto da resposta à pandemia.

O Ministério da Saúde, na sua nota, afirma reconhecer «publicamente o trabalho das equipas que agora cessam funções, renovando o compromisso na consolidação da gestão das unidades do SNS ao longo de 2023, ano que iniciará com um reforço orçamental de 1,2 mil milhões de euros na Saúde e novos mecanismos de articulação em rede no âmbito da recém-criada Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS), que assume também funções plenas a partir do início do ano».

Notas curriculares
Hospital do Espírito Santo de Évora

Vítor Rui Gomes Fialho nasceu a 9 de setembro de 1970, em Évora.
Possui Licenciatura em Engenharia Mecânica, ramo de Termodinâmica, pelo Instituto Superior Técnico.
É Especializado em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de Lisboa.
Administrador Hospitalar desde 2001, exerceu diversos cargos, com experiência de gestão nos departamentos de Especialidades Médicas, Psiquiatria e Saúde Mental, Urgência, Radioterapia, Logística e Serviço de Tecnologias e Sistemas de Informação.
Desde 2009 que acompanha, em diferentes responsabilidades, a construção do Novo Hospital Central do Alentejo.

Maria Luísa Pacífico Rebocho nasceu a 30 de setembro de 1960, Vila Viçosa.
É Licenciada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, Especialista em Medicina Interna e Assistente Graduada Sénior de Medicina Interna desde 2018.
Responsável da Unidade de Internamento de Especialidades Médicas do Hospital do Espírito Santo, Responsável da Unidade de Acidentes Vasculares Cerebrais e da Consulta de Doença Vascular Cerebral, e Coordenadora Regional da Via Verde AVC da Administração Regional de Saúde do Alentejo.
Autora e coautora de comunicações científicas, participou em ensaios clínicos internacionais e exerceu atividade docente na Faculdade de Medicina de Lisboa e na Universidade de Évora.

António Henrique Martins Guerreiro é Doutorado em Gestão, Mestre em Organização e Sistemas de Informação e Licenciado em Gestão pela Universidade de Évora.
Foi Membro Executivo do Conselho de Administração da Clínica do Coração do Alentejo.
Entre outras funções, foi Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano e Auditor do Hospital do Espírito Santo de Évora.
É docente do Departamento de Gestão da Universidade de Évora, com diversa obra publicada na sua área de formação, tendo sido reconhecimento com Prémios e Bolsas de Formação atribuídas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, pela Fundação Eugénio de Almeida e pela Universidade de Évora.

Maria do Céu da Cruz Canhão nasceu em Évora, a 23 de março de 1968.
É Mestre em Psicologia, na área de especialização Psicologia do Trabalho e das Organizações, pela Universidade de Évora.
Possui diversa formação complementar, com destaque nas áreas dos Métodos e Técnicas de Planeamento em Saúde, Gestão da Qualidade e Acreditação, Auditorias em Qualidade em Saúde e Conflito Organizacional e Criatividade.
Foi Diretora Executiva do Agrupamento de Centros de Saúde Alentejo Central e do Agrupamento de Centros de Saúde Estuário do Tejo.
Exerceu, em diferentes momentos, diversos cargos executivos na Administração Regional de Saúde do Alentejo, destacando as funções nas áreas da Auditoria e Controlo Interno, Contratualização, e Recursos Humanos.

José Manuel Lúcio Chora foi Enfermeiro Diretor da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano e do Hospital do Espírito Santo de Évora, onde coordenou diferentes Projetos de Melhoria Contínua.
Possui um Mestrado em Intervenção Sócio Organizacional na Área de Especialização Políticas de Administração e Gestão de Serviços de Saúde pela Universidade de Évora.
É Licenciado em Administração dos Serviços de Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem de Maria Fernanda Resende e possui o Curso Geral de Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem São João de Deus, em Évora.
É Pós-Graduado em Gestão de Recursos Humanos e em Administração e Gestão da Saúde pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.
Integrou o Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde da AESE – Escola de Direção e Negócios, em Lisboa.

 



Comentários

pub