União das freguesias de Faro adere ao manifesto “Autarquias sem glifosato/herbicidas”

O objetivo é retirar todos os procedimentos herbicidas químicos que prejudicam o ambiente

A Junta da União das Freguesias de Faro deliberou, na última reunião de executivo, aderir ao manifesto “Autarquias sem Glifosato/Herbicidas”, promovido pela Quercus.

O objetivo é retirar todos os procedimentos herbicidas químicos que prejudicam o ambiente, o que já acontecia desde 2018, optando por deservagens com recurso a monda mecânica, em alternativa à aplicação de herbicidas.

Assim, além dos procedimentos habituais com recurso a meios mecânicos, só em situações muito específicas e pontuais, no controlo de infestantes, é que serão utilizadas outras alternativas, mas sempre, não químicas, como soluções biológicas para controlo de plantas infestantes e apenas usados produtos de origem natural.

Com esta medida, a União de Freguesias pretende «que os riscos conhecidos que têm vindo a revelar consequências gravosas para a saúde e para o ambiente de vários herbicidas em particular daqueles cuja substância ativa é o glifosato, sejam minimizadas e abolidas, contribuindo ativamente para um melhor ambiente no seu território e para a proteção da saúde e da qualidade de vida dos seus habitantes».

 



Comentários

pub