Presépio tradicional algarvio pode ser visto na Antiga Escola de Santa Rita

«Esta antiga tradição associada ao Natal ajuda-nos a compreender a dimensão de incerteza que acompanhava a atividade agrícola nas sociedades passadas»

O Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela/CMVRSA voltou este ano a armar o presépio algarvio, com a participação dos habitantes da aldeia de Santa Rita.

No Algarve, em Dezembro, era costume armar-se o presépio e o “altarinho” de cariz popular. Nas casas, em cima da cómoda, elevado ao centro em degraus, colocava-se o Menino Jesus, cercado de searinhas, laranjas e outros frutos, votos de pão e de prosperidade para a família. Uma tradição muito antiga que parece remontar no Algarve pelo menos à Idade Média.

As searinhas são semeadas por tradição no dia 8 de Dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição, na continuidade dos antigos cultos da fertilidade, numa altura em que nos campos se fazem as sementeiras.

Os grãos de trigo, centeio, cevada são colocados a germinar em latinhas de conserva ou pires e mantidos húmidos enquanto germinam. São oferecidas ao Menino Jesus com o pedido de boas colheitas.

«Esta antiga tradição associada ao Natal ajuda-nos a compreender a dimensão de incerteza que acompanhava a atividade agrícola nas sociedades passadas e a necessidade que havia de, ao longo do calendário festivo, através de práticas e intervenções rituais e simbólicas, estabelecer ligação com as entidades divinas, pedindo que intercedessem para proteger e propiciar o eterno renascer da natureza, a fertilidade da terra, garante da sua sobrevivência», explica o Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela.

O presépio está patente na Antiga Escola Primária de Santa Rita e pode ser visto no seguinte horário: de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, até ao dia 6 de Janeiro.

 



Comentários

pub