Videovigilância já está a funcionar em Portimão e na Praia da Rocha

A Polícia de Segurança Pública, a nível local, a par do comando distrital, são as únicas entidades que tem acesso às imagens

As 36 câmaras do sistema de videovigilância no concelho de Portimão já estão em funcionamento nas zonas que estão definidas e autorizadas nesta primeira fase, ou seja, nas entradas no concelho e em algumas ruas da Praia da Rocha.

A instalação da rede e de toda a infraestrutura associada foi finalizada em Outubro, e as autoridades têm agora, desde a semana passada, acesso às imagens em tempo real, numa iniciativa camarária que pretende dissuadir a criminalidade, sobretudo na Avenida Tomás Cabreira, conhecida rua dos bares da Praia da Rocha, procurada por diversos turistas e residentes devido à animação noturna.

As câmaras estão posicionadas nas entradas da cidade: ponte velha, zona da rotunda do hospital, cruzamento de Chão das Donas, Penina e a entrada através de Alvor.

Terão ainda incidência na Praia da Rocha, sobretudo, na zona dos bares, no caminho pedonal junto à falésia, desde a rotunda do Vau, ligando depois à Avenida Tomás Cabreira, quer na frente dos estabelecimentos de animação noturna, quer nas traseiras, junto à arriba.

 

 

A Câmara de Portimão salienta que este «é um dos primeiros concelhos algarvios a implementar um sistema de videovigilância com estas características e dimensão, numa medida que não pretende substituir as autoridades policiais, mas prevenir a criminalidade e auxiliá-las, agilizando a resposta e a intervenção em caso de necessidade. Isto porque, os potenciais criminosos sabem que estão a ser filmados e que as imagens estão a ser vistas pela PSP».

Neste caso, a Polícia de Segurança Pública, a nível local, a par do comando distrital, são as únicas entidades que tem acesso às imagens.

Importa salientar que o sistema dispõe de máscaras configuradas nas próprias câmaras, para impedir a captação de imagens em locais sensíveis, como habitações particulares.

Os custos integrais assumidos pelo Município de Portimão com o processo atingiram 563 799,49 euros, estando incluída nesta verba a instalação e manutenção do sistema de videovigilância, bem como a formação dos agentes de autoridade que irão operar com as câmaras.

Este projeto foi desenvolvido no âmbito da estratégia de Smart Cities de Portimão e consagra a expansão da rede própria de comunicações do Município, não só no que respeita à fibra ótica, mas também ao nível da criação das infraestruturas elétricas e do fornecimento dos postes para fixação das câmaras, além das antenas wi-fi, as quais possibilitarão o acesso grátis da população à internet.

 



Comentários

pub