Festa dos Anos de Álvaro de Campos termina com teatro, fotografia e poesia

Iniciativas terminam na quarta-feira, 30 de Novembro

São José Lapa, Valerie Braddell, Inês Lapa Lopes e Alberto Lopes vão à Festa dos Anos de Álvaro de Campos com a apresentação do espetáculo “Não sei o que o amanhã trará”, este domingo, 27 de Novembro, às 18h30, na Capela da Pousada do Convento da Graça (Tavira), com entrada livre. 

Esta é uma das iniciativas que marca a última semana da Festa organizada pela Associação Partilha Alternativa para celebrar o heterónimo que Pessoa fez nascer em Tavira.

Antes de o drama estático “O Marinheiro”, de Fernando Pessoa, subir a palco, o programa conta com o já tradicional almoço poético-musical este sábado, 26, no Espaço Cultural Leão da Serra, em Brasília, que será transmitido ao vivo na página Facebook da Festa para que todos possam participar.

Por fim, na próxima quarta-feira, 30, encerram várias das iniciativas que têm acompanhado as celebrações deste ano.

Na casa das Artes de Tavira será possível visitar a exposição coletiva dos alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Jorge Augusto Correia que, orientados pelos seus professores, trabalharam poemas e textos de Fernando Pessoa, Álvaro de Campos, José Saramago, e textos criados pelos docentes a partir de conceitos pessoanos.

“O Relógio da Alma”, exposição de fotografia de Ana Carvalho inspirada nas citações do Livro do Desassossego, despede-se da Casa Álvaro de Campos também nesse dia.

Já na Casa Fotografia Andrade é possível assistir ainda ao “Tavira onde fui jovem”, uma exposição que reúne uma seleção de fotografias da coleção da Família Andrade e que mostra imagens das primeiras décadas do século XX.

Também até quarta-feira será possível encontrar poemas escritos a giz em ardósias espalhados pelas entradas de vários estabelecimentos e lojas.

Já em jeito de balanço, Tela Leão, da Associação Partilha Alternativa, disse que a adesão à Festa «tem vindo a aumentar ao longo dos anos» e que, este ano, muita gente ficou a saber da sua existência, não só em Tavira, mas também em Lisboa, no Brasil, Japão, Espanha e Escócia.

 

Tela Leão na Casa Álvaro de Campos

 

«Tivemos o apoio da DGArtes que nos permitiu convidar esses artistas de fora, que certamente enriqueceram a Festa e ajudaram a torná-la mais conhecida», diz ao Sul Informação. 

Além disso, Tela realça o aumento da participação dos alunos das Escolas de Tavira no programa, algo que acredita que ultrapassará a duração da Festa.

Para a organizadora, a performance dos alunos do 9º ano apresentada no dia 24 na Casa das Artes foi «um dos momentos emocionantes, pela seriedade carregada de sentimentos nesta leitura poético musical de versos de Fernando Pessoa».

Ainda assim, de um modo geral, Tela considera que «todo o programa, todas as participações locais, ou não, foram carregadas dessas emoções humanas» que «tornaram as coisas grandes».

As comemorações da Festa dos Anos de Álvaro de Campos decorreram este ano entre 15 de Outubro e 30 de Novembro.



Comentários

pub