ETIC Algarve recebe parceiros europeus no âmbito de projeto de Teatro para seniores

Entre os dias 8 e 10 deste mês

A ETIC Algarve recebeu, entre os dias 8 e 10 de Novembro, os parceiros do Projeto “Age on Stage” vindos de Itália, Polónia, Escócia e França para uma ação de formação na área do Teatro Inclusivo. 

O “Age on Stage” é um projeto educacional e inclusivo para idosos que pretende «transformar as suas vidas através do teatro das memórias».

Coordenado pelo parceiro de França, Passerelles Theatre, este projeto «procura dar resposta a lacunas identificadas no que diz respeito à educação e troca de experiências entre seniores», refere a ETIC Algarve em nota, frisando que, enquanto parceiro tecnológico, está responsável pelo desenvolvimento de uma plataforma online em várias línguas para disponibilizar cursos e conteúdos que possam minimizar a exclusão digital dos seniores.

Além disso, a ETIC Algarve foi responsável por organizar a 1º Ação de Formação do Projeto, que contou com 12 participantes, entre atores, pessoal educativo, formadores e que ao longo de 3 dias trabalharam nos conteúdos do curso Age on Stage.

No âmbito desta ação, a ETIC Algarve contou com a colaboração da Companhia de Teatro do Algarve, através da cedência do Teatro Lethes, proporcionando uma visita guiada e um workshop de Teatro Físico com Miguel Martins Pessoa da Janela Aberta Teatro.

 

O encontrou culminou com o convite para os participantes assistirem ao espetáculo “FESTE”, da companhia de Teatro Familie Floz.

«Foi uma semana de trabalho intensivo, mas muito gratificante para todos os envolvidos, que saem destes 3 dias com novas ideias e novas formas de atuar junto dos seus grupos de seniores pela partilha de experiências e pelo contacto com a realidade portuguesa e esse era o objetivo, por isso temos o sentimento de missão cumprida», disse Virgínia Inácio, responsável pelo Departamento Erasmus que acompanhou o grupo.

Apresentando-se como uma escola com uma dimensão internacional cada vez mais significativa e com a Acreditação Erasmus 2021-2027 no âmbito do Ensino e Formação Profissional, a ETIC Algarve integra atualmente cinco projetos de Parcerias Estratégicas do Programa Erasmus: DeCRIT, Feel It, Tec++Us 2.0, Age on Stage e Sesame Green.

«Sem dúvida este é um projeto que muito nos orgulha pois contribui fortemente para minimizar a exclusão digital de um público que ficou muito afetado com a pandemia pela falta de competências digitais e com este projeto conseguimos criar proximidade com base na partilha de experiências de vida», realçou Nuno Ribeiro, diretor da ETIC.

 «Este tipo de projetos, para além de nos permitir desenvolver o nosso campo de atuação, permite-nos criar produtos intelectuais muito interessantes e que efetivamente mudam o panorama educacional europeu e é para nós muito gratificante fazer parte desta mudança», concluiu.

O trabalho desenvolvido no âmbito destes projetos ERASMUS+ pode ser acompanhado através das redes sociais e no site da escola em www.eticalgarve.com.



 

Comentários

pub