Pedra Dura: Festival de Dança do Algarve chega a Lagos

Entre 10 e 13 de Novembro

Filmes, DJ sets, masterclasses e palestras: Lagos vai acolher, entre 10 e 13 de Novembro, o Pedra Dura – Festival de Dança do Algarve, que se apresenta como uma falha geológica que fará abanar a criação artística da região. 

O novo festival dedicado ao universo da dança contemporânea começará com cinema. Marco Martins apresenta um retrato do Ballet Gulbenkian com o documentário “Um corpo que dança – Ballet Gulbenkian 1965-2005”.

De seguida, a programação conta com Ana Borralho & João Galante, em “Estrelas Cadentes (Metal e Melancolia)”. Através de uma oficina-espetáculo, Madalena Victorino, Beatriz Marques Dias e Ana Raquel levam o poder da imaginação a salas de aula de escolas de Lagos.

A construção de uma identidade surge em “Atlas da Boca”, de Gaya de Medeiros, onde dois corpos trans acrescentam narrativas. Além disso, Duarte Valadares evoca, em “Rubble King”, a presença cada vez mais clara de um artificial inteligente e Sofia Dias & Vítor Roriz procuram pontos de vertigem no espaço através de uma câmara direcionada ao interior em “Escala Reduzida”.

A coreógrafa Amélia Bentes dará ainda uma masterclass e o Centro Ciência Viva de Lagos junta-se ao festival através de uma palestra sobre estrelas cadentes, com o astrónomo Máximo Ferreira, e de uma observação do céu, na noite de dia 12 de Novembro, no Forte da Ponta da Bandeira.

Os DJ Sets de Sónia Trópicos, Pashon Froot e João Pissarro animarão ainda o festival.

O Pedra Dura – Festival de Dança do Algarve conta com a direção artística de Daniel Matos e Joana Duarte. A produção é da CAMA, contando com o apoio da Câmara Municipal de Lagos.



Comentários

pub