Net Me Up juntou empreendedores e investidores em Albufeira

O Net Me Up é uma iniciativa promovida pelos Territórios Criativos

A 4ª edição do Net Me Up, um programa de networking e pitching, promovido pelos Territórios Criativos, juntou, na passada segunda-feira, 10 de Outubro, 20 empreendedores e cerca de 50 parceiros/investidores a bordo de dois barcos, ao largo de Albufeira.

Já em terra, os seis melhores projetos apresentaram os seus pitches, onde a Eucoom, de intermediação de pagamentos digitais, saiu vencedora, ganhando 2 mil euros.

Também no pódio, ficou a VybMe Sport – um sistema háptico (braceletes e app), como adicional sensorial à visão e audição, aplicado a atividades autoguiadas em outdoor – e a Portugal by Food – um marketplace que quer ser a comunidade de produtores portugueses em cada região de Portugal.

Os três vencedores irão, ainda, usufruir de seis meses de incubação com os Territórios Criativos.

O júri foi constituído por Antónia Correia (professora na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve), Fátima Catarina (vice-presidente da Região de Turismo do Algarve), Paula Vicente (diretora da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve), Rui Braga (vice-presidente da Câmara Municipal do Barreiro), Teresa Fiúza (vice-presidente da Portugal Ventures) e Sérgio Guerreiro (diretor Coordenador da Direção de Gestão do Conhecimento do Turismo de Portugal).

O Net Me Up é uma iniciativa promovida pelos Territórios Criativos, com o apoio do Turismo de Portugal e em parceria com a AlgarExperience, a Algarve SunBoat Trips e o GEN Portugal. Foram, ainda, parceiros estratégicos a Startup Albufeira, a StartUp Barreiro e a StartUp Portimão.

Esta iniciativa visa apoiar e alavancar empreendedores e startups ligadas ao Turismo, preferencialmente instaladas no Baixo Alentejo e Algarve, a aceder a investidores, parceiros, mentores e potenciais clientes, a bordo de uma embarcação.

«Em quatro edições, percorremos 80 milhas, a bordo de 5 embarcações. Foram recebidas 159 candidaturas, contando com a participação de 163 empreendedores e 96 projetos. Para além disto, 142 parceiros e investidores já apoiaram os 12 vencedores, totalizando mais de 8 mil euros em prémios», diz a organização.

Para Luís Matos Martins, CEO dos Territórios Criativos, «iniciativas como esta têm a dimensão de gerar negócio».

A bordo das embarcações, tiveram lugar talks de entidades ligadas ao setor do Turismo.

Na opinião de Sérgio Guerreiro, diretor coordenador da Direção de Gestão do Conhecimento do Turismo de Portugal, «acreditar e inovar ajuda a ultrapassar as crises. Precisamos de inovação para continuarmos a ser líderes, a nível mundial».

Já para Rui Braga, vice-presidente da Câmara Municipal do Barreiro, «a capacidade de crescimento, no setor do Turismo, não está esgotada: a área metropolitana de Lisboa tem um potencial enorme, com muito por fazer e para complementar a oferta turística do país», sendo este o mote para desafiar a realização de uma próxima edição do Net Me Up no município do Barreiro.

Por fim, Miguel Portugal, professor no ISMAT, falou sobre o combate à sazonalidade e Antónia Correia, professora na Universidade do Algarve, abordou a temática da Qualificação e Valorização dos Recursos Humanos.

 



Comentários

pub