Culatra recebe selo de Ilha Sustentável da Small Islands Organization

Durante a conferência anual da SMILO

A Culatra recebeu o “selo” de Ilha Sustentável, atribuído pela Small Islands Organization (SMILO), numa cerimónia que teve lugar no dia 28 de Setembro, no Clube União Culatrense.

O galardão em causa é atribuído «às ilhas que, no âmbito do processo de certificação SMILO, se destacaram pela performance e qualidade do trabalho realizado em prol da sustentabilidade, onde se inclui e destaca a Ilha da Culatra, que de uma só vez viu certificados dois pilares fundamentais da sustentabilidade, nomeadamente nos temas Água e Energia», segundo a Associação de Moradores da Ilha da Culatra (AMIC).

Este foi um dos pontos altos da conferência anual da SMILO – Sustainable Islands, que decorreu na Ilha da Culatra entre os dias 25 e 28 de Outubro, organizada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDRA) e pelo Município de Faro, em articulação com a Universidade do Algarve (UAlg), a AMIC e a Make it Better (miB), enquanto promotores da iniciativa Culatra2030 – Comunidade Sustentável.

«Juntando representantes de pequenas ilhas do Mediterrâneo, África, Europa e Oceano Índico, este evento promovido pela Small Islands Organization (SMILO) e pelo Conservatoire du Litoral (França), com o apoio do Fundo Francês para o Ambiente Global (FFEM), permitiu a partilha de conhecimento e de ações concretas implementadas nas mais de 30 ilhas que, por todo o mundo, integram a rede, abordando temas como a energia renovável, soluções de autofinanciamento, pesca sustentável e economia circular», explicou a associação de moradores.

A obtenção da certificação SMILO constitui «mais uma importante conquista para a Ilha a Culatra e para a estratégia da iniciativa Culatra2030 (Comunidade Energética Sustentável), um dos mais marcantes empreendimentos de sustentabilidade e de transição energética à escala nacional e internacional».

A abordagem da SMILO está ancorada na governança partilhada e fomenta o desenvolvimento sustentável de cada território em benefício da sua população e do seu ambiente.

A dedicação das ilhas a esta causa é reconhecida pela atribuição do “selo” de Ilha Sustentável, «constituindo um reconhecimento internacional para pequenas ilhas que se esforçam por melhorar a gestão e conservação dos seus recursos naturais e culturais».

«O selo visa destacar os desafios de conservação nas pequenas ilhas e promover territórios que são verdadeiros “laboratórios” com um papel a desempenhar na demonstração das melhores práticas de desenvolvimento sustentável, na proteção dos recursos naturais e culturais e, em geral, na transição ecológica», reforçou a AMIC.

 

 



Comentários

pub