Conferência vai promover “passeio” pela história do litoral de Loulé

No dia 15

“De Quarteira ao Ludo: um percurso histórico pelo litoral de Loulé e dos seus recursos” vai ser o tema de mais uma conferência do ciclo “Loulé na linha do tempo, que decorrerá no dia 15, às 15h00, no Arquivo Municipal de Loulé Professor Joaquim Romero Magalhães e terá Ana Cláudia Silveira como oradora.

Nesta sessão, procurar-se-á «contribuir para um melhor conhecimento de alguns aspetos relativos à evolução do litoral de Loulé ao longo dos séculos», segundo a Câmara de Loulé.

Para isso, Ana Cláudia Silveira baseou-se «num conjunto diversificado de fontes escritas conservadas em distintos arquivos e fundos documentais».

«As zonas húmidas de génese fluvio-marítima assumiram no decurso da história um relevante papel tanto em termos ambientais como económicos e até militares, motivos pelos quais despertaram um particular interesse, tendo sido objeto da implementação de estratégias diversificadas no sentido de promover o aproveitamento dos seus amplos recursos e potencialidades», enquadra a autarquia.

«As intervenções antrópicas realizadas nestes espaços costeiros conduziram frequentemente à gradual transformação quer da paisagem física, quer da paisagem cultural, tornando difícil, por vezes, proceder à reconstituição do que seria o seu aspeto e organização durante a época medieval e moderna», acrescenta.

Ana Cláudia Silveira é investigadora no Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e integra a equipa da Cátedra UNESCO “O Património Cultural dos Oceanos”, que funciona sob coordenação do CHAM – Centro de Humanidades.

A sua tese de doutoramento incide sobre o espaço urbano de Setúbal medieval e a sua integração na Mesa Mestral da Ordem Militar de Santiago, aguardando-se a respetiva defesa.

 

 



Comentários

pub