TASA promove oficina aberta de empalhamento de cadeiras

A aprendizagem funciona em modelo de oficina aberta, em Loulé, numa data e horário a combinar com o participante

Restaurar o assento de uma cadeira tradicional do Algarve, feito com a tabua da ribeira, é cada vez mais difícil de conseguir. Este ofício ancestral está em risco de desaparecimento, tal como outros, e são poucos os artesãos que ainda o praticam.

Por isso, a oficina aberta promovida pelo Projecto TASA – Técnicas Ancestrais Soluções Atuais – é uma forma de apoiar a transmissão deste conhecimento e valorização de uma prática sustentável.

Qualquer pessoa poderá aprender a técnica tradicional de empalhamento com tabua, ao mesmo tempo que recupera uma cadeira ou banco para mais umas décadas de vida útil.

A aprendizagem funciona em modelo de oficina aberta, em Loulé, numa data e horário a combinar com o participante. Inclui um workshop de iniciação e um plafond de horas para executar o trabalho com a supervisão da mestre até a cadeira estar pronta.

Condições:

– A estrutura de madeira da cadeira/banco a restaurar tem de estar em condições (se pretender consertar a parte da madeira, faremos um orçamento à parte para esse serviço);

– O número de horas estimadas para empalhar um assento de 35 x35 cm aprox. é de 14 horas;

– Deve ser agendado um workshop de 4 horas consecutivas para aprender a técnica. As restantes 10 horas funcionarão em modalidade de oficina aberta com supervisão da mestre (horário a combinar mediante disponibilidade da artesã).

– No final, poderá levar tabua para restaurar outro assento em casa, mediante pagamento de um valor extra.

Preço: 115,00€

Para reservas e informações use o e-mail: [email protected]

Para mais informações, clique aqui para consultar o site do Projecto TASA.

 

 



Comentários

pub