Luís Santos apresenta Algarve com Traços e Formas na Galeria ARCO

Entre os dias 15 e 30 de Setembro

Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

Aos 73 anos, Luís Santos ainda leva largas horas em frente ao computador a construir traços e formas que agora nos apresentam o Algarve aos seus olhos e de diferentes perspetivas. 

“Algarve – Traços e Formas” é exatamente o nome da exposição que estará patente na Associação Livre de Fotógrafos do Algarve (ALFA), na Vila Adentro, em Faro, entre 15 e 30 de Setembro, e que apresentará imagens e perspetivas arquitetónicas únicas da capital algarvia e ainda de Olhão, Vila Real de Santo António, Tavira, Silves e Loulé.

A vida quotidiana dos tempos antigos, as açoteias e o casario estão agora representados em 3D num trabalho de anos e milhares de horas.

Professor de Educação Física de profissão, atualmente reformado, Luís Santos sempre manteve um gosto pelo desenho, que depois decidiu substituir pelo trabalho no computador.

«Dá mais trabalho, mas também me dá um grande gosto. O privilégio do design é que eu faço uma peça no computador e depois posso voltar a inseri-la noutro desenho», conta ao Sul Informação.

Apesar de já ter uma obra vasta, Luís Santos não expõe há mais de duas décadas – algo que será colmatado agora.

 

Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

 

«O objetivo da ALFA é dar aos nossos sócios e membros a possibilidade de utilizar este espaço para expor os seus trabalhos», explica Carlos Cruz, coordenador da ALFA, ao Sul Informação.

Esta é uma associação sem fins lucrativos, atualmente sediada na Rua António Maria Labóia, na Vila Adentro de Faro, «que procura a participação e o envolvimento de todos os associados, no sentido de dinamizar a vida associativa e fomentar o espírito coletivo, interagindo com as mais diversas entidades a nível regional, nacional e internacional».

Além de dar a oportunidade de terem um local onde expor, o projeto organiza ainda pequenos workshops para a maior formação dos seus participantes.

Devido à localização privilegiada, com vista para a Ria Formosa, Carlos Cruz acredita que o espaço e quem dele usufruiu beneficiariam se houvesse forma de contratar quem abrisse a porta diariamente.

«O apoio ideal que gostaríamos de ter, por parte da Câmara de Faro, era de contratar uma pessoa que pudesse abrir a porta dos espaços da ALFA num horário fixo, para permitir que mais pessoas possam visitar as nossas exposições», continua Carlos Cruz.

 

Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

 

Agora, a abertura de porta está dependente da disponibilidade dos voluntários e, por isso, no caso da exposição de Luís Santos, a visita será possível por marcação, entre as 17h00 e as 20h00.

As obras do artista estarão ainda disponíveis para compra na Galeria ARCO, com valores entre os 20 e 200 euros.

 

Fotos: Mariana Carriço | Sul Informação

 



Comentários

pub