Espaço Saúde 360º Algarve alerta para prevenção de quedas no idoso

Sessão informativa está marcada para esta sexta-feira, 30 de Setembro

“Saúde em Dia: Prevenção de Quedas no Idoso” é o tema da próxima sessão informativa promovida pelo Espaço Saúde 360º Algarve, em parceria com a Junta de Freguesia de Quarteira, para o dia 30 de Setembro. 

A sessão realiza-se no auditório da Junta de Freguesia de Quarteira, entre as 15h00 e as 16h00, e «pretende alertar para o facto de a queda no idoso ser o acidente doméstico mais frequente e a principal causa de morte acidental na população com idade superior a 65 anos em Portugal, sendo responsável por inúmeros episódios de urgência e internamento», refere a associação em nota.

Além disso, serão abordados alguns dos fatores de risco, intrínsecos e extrínsecos, como por exemplo, sedentarismo, défice cognitivo, alterações da visão, alterações ortopédicas, estado psicológico e estado funcional, bem como dicas e formas de implementar hábitos preventivos.

«Esta sessão tem como objetivo sensibilizar as pessoas para esta problemática tão presente no nosso país, ao mesmo tempo que pretende promover a literacia em saúde e potenciar a mudança para hábitos preventivos, de forma a consciencializar e preservar a saúde dos cidadãos», afirma Ricardo Valente Santos, psicólogo e gestor do projeto Espaço Saúde 360º Algarve.

«Este tipo de iniciativas abertas ao público permite-nos chegar a uma população mais idosa e com menos acesso a informação de saúde credível e atualizada, sensibilizando-a para esta temática. Prevenir é, sem dúvida, a palavra de ordem», refere André Santos, médico especialista em Medicina Física e reabilitação, do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), preletor da sessão.

A sessão “Saúde em Dia: Prevenção de Quedas no Idoso” está enquadrada na iniciativa “Saúde em Dia”, um conjunto de sessões informativas que pretendem esclarecer a população algarvia sobre importantes temas da área da saúde, através de uma comunicação simples e objetiva, que desmitifica alguns conceitos erróneos.

A iniciativa é gratuita e aberta ao público em geral. As inscrição podem ser feitas aqui.

 

Comentários

pub