Caloiros da UAlg lançaram “mãos à terra” e plantaram espécies nativas no Campus de Gambelas

Atividade inserida nas iniciativas, promovidas pela UAlg, para acolhimento dos novos estudantes

Cerca de sete dezenas de novos estudantes que ingressaram na Universidade do Algarve lançaram “mãos à terra” e plantaram 200 exemplares de vegetação nativa, nomeadamente Sobreiros, Retama, Coronilla e Lavandula, no Campus de Gambelas, em Faro.

Esta atividade integra um conjunto alargado de iniciativas, promovidas pela UAlg, que visam o acolhimento dos caloiros, proporcionando-lhes experiências únicas e enriquecedoras.

Mafalda Almeida, que terminou o 3º ano da licenciatura em Biologia Marinha, foi o “cérebro” desta operação, uma iniciativa ECO Campus e Montanha Verde UAlg, que contou com o apoio do Zoomarine.

“Quando ocorreu o incêndio no Campus de Gambelas”, recorda, “fiquei muito sentida porque este é um espaço ao ar livre, aproveitado pelos estudantes, que nos faz falta! E isto é o que difere de muitas outras universidades”.

Por isso, explica, “achei que não só seria importante replantar o que já havíamos tido, mas também sensibilizar e alertar para a problemática das alterações climáticas. Esta é apenas uma pequena ação local, mas que pode influenciar comunidades maiores”.

Estudante da licenciatura em Imagem Médica e Radioterapia, Nemis Garcia é cubana e ingressou na UAlg através do concurso internacional. Além de estar a gostar muito do País, da cultura e das pessoas, considera que este tipo de iniciativas é de valorizar porque “são uma forma de conhecer outros estudantes, ajudam a melhorar o ambiente e também porque sem a natureza não somos nada”.

Marina Ribeiro também acabou de chegar à UAlg, veio de Lisboa para o curso de Biologia Marinha. “Acho estas atividades o máximo”, confidencia, “revelando ainda que veio para a UAlg por ter fama de organizar muitas atividades práticas e de campo”.

A estudante referiu ainda que quando se matriculei foi logo notificada sobre a realização de diversas atividades, tais como o dia aberto do Clube de Surf, o itinerário do cavalo-marinho, entre outras.

Ainda há inscrições abertas para o Itinerário do Cavalo Marinho (entre esculturas de Bordalo II), no dia 24 de setembro, às 15h00. Trata-se de uma caminhada com guia e pontos nos QR-codes para conhecer a Ria Formosa, o ciclo de vida do Cavalo marinho e preservar o ambiente envolvente.

Este percurso entre o Campus de Gambelas e a Praia de Faro é um circuito linear de 8 quilómetros, com transporte incluído no regresso. O ponto de encontro é junto à escultura do cavalo-marinho do artista Bordalo II, no Campus de Gambelas.

Também a atividade “Partilhar sorrisos por Faro V+”, no dia 26 de setembro, com início às 17h00, tem inscrições abertas. Os estudantes percorrem a cidade, com paragem à porta da Santa Casa da Misericórdia, para partilhar sorrisos com os idosos da instituição. O ponto de encontro é no Campus da Penha, junto à entrada principal do Instituto Superior de Engenharia (ISE).

As atividades são gratuitas, mas de inscrição obrigatória clicando aqui na página da UAlg

 



Comentários

pub