Procissão no mar é ponto alto das Festas da Nossa Senhora da Graça em Sagres

Esta é apenas uma das cinco festas em honra de Nossa Senhora que decorrem no Algarve, a 15 de Agosto. E talvez até haja mais…

Foto: Armindo Vicente | Sul Informação, feita nas festas de 2012 (arquivo)

A procissão no mar, com barcos de pescadores e outras embarcações engalanadas, a partir do porto da Baleeira, será, a 15 de Agosto, o ponto alto das festas em honra de Nossa Senhora da Graça, em Sagres.

As festas começam amanhã, dia 12, às 17h30, com a saída dos andores da Igreja da Senhora da Graça, no interior da Fortaleza de Sagres, para a nova igreja matriz, nesta vila. No dia santo, haverá procissão por terra às 15h30, seguida de missa na Igreja de Sagres e, finalmente, do desfile no mar.

Do programa profano, destacam-se os almoços e jantares no Pavilhão de Sagres (no feriado, o almoço será uma caldeirada à pescador), mas também os concertos, às 21h00: Brasa Doirada esta sexta-feira, dia 12, Sons do Sul, no sábado, 13, e ainda Naomi & The Raposeira Dub Collective, no domingo, 14.

A reforçar, às 13h00 haverá animação musical: no sábado com Marco Campaniça, no domingo com Débora Machado.

No dia 13, às 16h00, terão igualmente lugar jogos tradicionais pelo Núcleo de Artesãos PAFACUL, enquanto no domingo, à mesma hora, os jogos serão na Baleeira.

O programa destes quatro dias intensos de festa incluem também a apresentação do livro «Levantamento Enciclopédico das Famílias de Sagres – Estudo Monográfico», da autoria do genealogista Nuno Campos Inácio. Será no domingo, 14 de Agosto, às 18h00, no Centro de Interpretação da antiga Lota de Sagres.

Num dia dedicado pelos católicos a Nossa Senhora, esta será homenageada pelo menos em mais quatro locais do Algarve: em Ferragudo, com as festas em honra de Nossa Senhora da Conceição, em Albufeira, com a Nossa Senhora da Orada (em ambos os casos, os programas incluem também procissão no mar), em Castro Marim, com a Nossa Senhora dos Mártires (procissão em terra às 18h00 de dia 15), e ainda em Vila Nova de Cacela e Cacela Velha, com a Nossa Senhora da Assunção.

 

Fotos: Armindo Vicente | Sul Informação, feitas nas festas de 2012 (arquivo)

 

 



Comentários

pub