Feira da Serra teve quase 39 mil visitantes e superou «números de 2019»

O artesanato, a música, a gastronomia e a animação foram o denominador comum do certame

A Feira da Serra, que terminou no passado domingo, 31 de Julho, teve 38.600 visitantes, numa edição que «superou as expetativas e os números de 2019». 

Durante quatro dias, o artesanato, a música, a gastronomia e a animação foram o denominador comum do certame. O medronho foi o convidado especial desta edição.

A cerimónia de abertura contou com a presença de Duarte Cordeiro, ministro do Ambiente e da Ação Climática, que disse que o futuro da serra passa «pela prevenção, sensibilização e de valorização dos produtos endógenos como forma de fixação de pessoas e fortalecimento da dinâmica económica dos territórios».

Já Vitor Guerreiro, presidente da Câmara de São Brás de Alportel, sublinhou o «investimento da autarquia neste que é o maior evento do concelho».

«O município assumiu com seriedade o compromisso para a adaptação e mitigação das alterações climáticas e em especial para a eficiência hídrica encontrando-se a decorrer um conjunto de ações e medidas que visam contribuir de forma sólida para a redução da pegada ecológica e consequente minimização dos impactos ambientais», disse.

A Cerimónia inaugural contou ainda com as intervenções da presidente da Comissão Organizadora da Feira da Serra e vice-presidente da Câmara Municipal Marlene Guerreiro, o presidente da CCDR Algarve José Apolinário e ainda o presidente da Região de Turismo do Algarve João Fernandes, entre outros autarcas e representantes regionais e locais de diferentes entidades.

Neste que é o Ano Europeu da Juventude, a Feira da Serra alcançou recorde de jovens voluntários e inaugurou o novo Palco Jovem, por onde passaram cerca de 70 jovens.

Este palco assistiu ainda à assinatura do Protocolo entre o Município e a Federação Nacional de Associações Juvenis a consolidar a adesão do município à Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude.

Esta cerimónia contou com a presença do edil são-brasense Vitor Guerreiro, da vereadora da Juventude Marlene Guerreiro, o delegado Regional do Instituto Português do Desporto e da Juventude Custódio Moreno e ainda o presidente da Federação Nacional de Associações Juvenis Marco Santos.

O palco principal da Feira contou com concertos dos D.A.M.A, de um tributo aos Queen, de Carlão, de Bonga. Também houve o tradicional desfile “São Brás Fashion”.

Nesta edição, o Palco Sonoridades acolheu pela primeira vez uma peça de teatro familiar, entre muitas outras atuações musicais e de dança, com destaque para a participação do Grupo Alma Algarvia, proveniente da Argentina com raízes são-brasenses nos seus antepassados.

No Palco Sabores houve demonstrações diárias pela mão de chefs de cozinha com sugestões de aplicação e utilização do medronho, da aguardente e outros derivados.

«A inovação subiu ainda a palco para dar a conhecer produtos diferenciados que acrescentam valor à região, entre os quais “Medronho Bottle”, uma bebida inovadora desenvolvida a partir de medronho, um biscoito comestível para animais e humanos “Bake My Dog”, o valor nutricional dos “Microvegetais” e ainda as criativas sugestões à base de amêndoa de “BudaBites”», diz a Câmara de São Brás de Alportel.

A arte equestre marcou encontro com os visitantes no Picadeiro e até houve… um bar de praia, com as pranchas de surf são-brasenses “Ferox”.

Para os mais jovens, houve o tradicional Sítio dos Curiosos.

 



Comentários

pub