CHUA: «Se tivéssemos mais enfermeiros para contratar, contrataríamos»

Enfermeira diretora do CHUA diz que centro hospitalar já contratou 62 enfermeiros desde 1 de Junho

Desde 1 de Junho, o Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) já contratou 62 enfermeiros e tem «desenvolvido internamente medidas para responder às necessidades». A garantia foi dada por Mariana Santos, enfermeira diretora do CHUA, ao Sul Informação.

«Se tivéssemos mais enfermeiros para contratar, contrataríamos», afirmou ainda, frisando que «o CHUA tem feito as admissões de todos os enfermeiros que se mostraram disponíveis».

O esclarecimento surge em resposta à nota enviado na manhã de hoje às redações pela Direção Regional de Faro do Sindicato dos Enfermeiros (SEP)

Na nota, o sindicato alerta para o facto de os enfermeiros estarem a trabalhar «abaixo da linha de perigo», uma vez que «a Urgência de Faro necessitaria no mínimo de 100 enfermeiros para garantir cuidados de segurança» e só tem 75, numa altura em que «o número de atendimentos é de cerca de 300 por dia».

Ao Sul Informação, a enfermeira diretora do CHUA confirma que, como todos os Verões, em que a população no Algarve aumenta, o número de atendimentos segue a mesma linha e este ano não está a ser exceção. Mariana Santos diz, contudo, que têm sido «mobilizados recursos mediantes as necessidades» e que «a gestão tem sido feita ao momento».

Além de estarem a fazer «as admissões de todos os enfermeiros que se mostraram disponíveis», a enfermeira diretora afirma que o Centro Hospitalar já enviou também e-mail para todas as escolas de enfermagem do país a informar que os hospitais do Algarve estão a precisar de profissionais.

De acordo com Mariana Santos, o CHUA tem estado também em conversações com os autarcas algarvios no sentido de arranjar medidas de apoio à habitação para que os enfermeiros que se licenciam no Algarve fiquem cá a trabalhar.

Contudo, a responsável realça que, por ano, são apenas cerca de 30 os alunos que terminam a licenciatura de enfermagem na região algarvia. Não sendo este número suficiente face às necessidades, Mariana Santos acrescenta que o CHUA tem estado em contacto com a Universidade do Algarve e com a Administração Regional de Saúde do Algarve no sentido de aumentar as vagas do curso de enfermagem para o dobro.

Na nota enviada às redações na manhã desta segunda-feira, a direção regional de Faro do SEP acusa também o CHUA de «ao longo de meses» não discutir «propostas de soluções com os parceiros», contudo a enfermeira diretora diz que «o Conselho de Administração tem estado aberto a conversações».

 

 



Comentários

pub