Algarvio Artur Mendonça no top 50 da classificação do Campeonato do Mundo de BTT

O melhor resultado relativo da Seleção Nacional nas finais de ontem

O algarvio Artur Mendonça conseguiu o melhor resultado relativo da Seleção Nacional nas finais de ontem do Campeonato do Mundo de BTT, que decorre em Les Gets, França, ficando em 45.º lugar entre 113 participantes. 

A corrida de juniores masculinos de cross country olímpico (XCO) teve em Artur Mendonça o melhor corredor a defender as cores portuguesas. Partindo com o dorsal 57, o jovem louletano foi ganhando posições, colocando-se na órbita do top 30.

Contudo, na segunda metade de prova, algum défice físico e uma queda, levou Artur Mendonça a perder alguns lugares, acabando por cortar a meta na 45.º posição,  gastando mais 7min 29seg do que o vencedor, o alemão Paul Schehl.

Na equipa feminina, Íris Chagas envergou as cores de Portugal e terminou no 41.º lugar, entre 62 participantes, com mais 11min 55seg do que a suíça Monique Halter, que venceu.

 

 

«A Íris fez uma corrida dentro dos objetivos que estavam definidos, mas considero que, com mais trabalho, é capaz de ir ainda mais além. A prova masculina correu muito mal. O Guilherme Barros nunca se encontrou. O Artur Mendonça começou forte – talvez demasiado forte -, e depois foi decaindo de rendimento, sendo ainda perturbado por uma queda», referiu o selecionador nacional Pedro Vigário.

Ontem foi também dia de qualificação na disciplina de Downhill (DHI), na qual Portugal conseguiu o apuramento de três dos seus quatro representantes para as finais, que vão disputar-se no sábado.

Na categoria de elite, Gonçalo Bandeira conseguiu o 27.º registo na descida de hoje, com 3’35’’214, mais 9,140 segundos do que o mais rápido, o francês Benoit Coulanges. Já Vasco Vasconcelos foi o 97.º, a 37,712 segundos do melhor, ficando fora da final.

Os dois juniores nacionais conseguiram a qualificação. Henrique Ferreira foi 54.º, com 4’07’738, a 36,377 segundos do britânico Jordan Williams, que estabeleceu a melhor marca. Matias Camacho foi 57.º, a 39,230 segundos.

«Os nossos juniores, que ainda são de primeiro ano e que nunca tinham estado presentes numa corrida com este nível, cumpriram integralmente aquilo que era a nossa meta para a sua estreia, o apuramento para a final. O mesmo fez o Gonçalo Bandeira, com um resultado muito bom, no top 30, o que nos abre boas perspetivas para a final», frisa Pedro Vigário.

Nesta sexta-feira não haverá provas com portugueses, que regressam à competição no sábado, dia das finais de DHI. Os juniores vão competir às 8h30 e os corredores de elite às 13h35.



Comentários

pub