União das Freguesias de Faro preocupada com fumo do incêndio na “lixeira”

Este incêndio na central de gestão de resíduos da empresa Inertegarve começou na passada quinta-feira, 14 de Julho

Foto: Mariana Carriço | Sul Informação – Arquivo

A União das Freguesias de Faro está «preocupada» com o incêndio na “lixeira” em Vale da Venda (Almancil) devido à «pluma de fumo que invade a cidade de Faro, com forte intensidade, causando sérios transtornos à população». 

Em nota de imprensa, a autarquia «apela à mobilização de todos os meios adequados e necessários para a rápida extinção deste fogo que está a afetar a saúde e a qualidade de vida de mais de 50 mil farenses».

Este incêndio na central de gestão de resíduos da empresa Inertegarve começou na passada quinta-feira, 14 de Julho. 

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve já suspendeu, entretanto, a licença desta central, mas o incêndio ainda continua.

De acordo com a TSF, a CCDR tem previsto colocar, no local, «uma máquina de medição da qualidade do ar, mas, até ao momento ainda não o fez, alegando que, de acordo com as regras da administração pública, teve de apresentar uma proposta a três firmas».

«Só uma respondeu e o processo vai avançar nos próximos dias», adianta a TSF.

Segundo a União das Freguesias de Faro, a capital algarvia foi, há 15 dias, apontada pela Agência Europeia do Ambiente, como a segunda cidade da Europa com melhor qualidade do ar, sendo só ultrapassada por Umeå, na Suécia, «distinção essa que pode ficar agora comprometida com este incidente».

 



Comentários

pub