Ucrânia em destaque numa mostra de fotografia em Albufeira

Exposição será inaugurada na próxima sexta-feira, 8 de Julho

A Ucrânia vai estar em destaque nas artes em Albufeira a partir deste sábado, 8 de Julho, através de uma mostra fotográfica e da exibição de um docufilme. 

A Associação Alegria do Leste, com o apoio do Município de Albufeira e da Associação Anjos da Misericórdia, organiza uma mostra e a projeção de um filme, com vista a evidenciar a história e a cultura dos ucranianos.

O evento inicia-se às 18h00 do dia 8, com a inauguração da mostra fotográfica de Sérgio Morais intitulada “Diáspora do povo sem medo”, na Galeria Municipal João Bailote – uma exposição que envolve mais de 200 participantes.

Os retratos captados em «ambiente neo-barroco do chiaro-escuro captam o amor, a força, a coragem, a dor, a esperança, a fé e a beleza, características que unem os ucranianos e os vários descendentes desta diáspora em Portugal», refere o fotógrafo no catálogo da exposição, citado em nota de imprensa.

A exposição estará patente até dia 5 de Agosto, de segunda-feira a sábado, entre as 9h30 e as 12h30 e as 13h30 e as 17h30.

Num segundo momento, às 19h00, Kateryna Strelchenko apresenta, no Auditório Municipal de Albufeira, o filme documental, “Oles Honchar – A palavra como arma”.

O docufilme conta a vida de Oles Terentiyovych Honchar, soldado da II Guerra Mundial e premiado escritor ucraniano, que fez da palavra uma arma na defesa dos valores patrióticos do seu país.

O filme conta com as interpretações de Anton Bazelinsky, Dmitry Pankov e Oleg Oleksishin nos papéis principais, e será exibido depois de uma contextualização histórica feita pela realizadora ucraniana, Kateryna Strelchenko.

A entrada é gratuita, sujeita à lotação da sala.



Comentários

pub