UAlg faz parte da Universidade Europeia dos Mares

Paulo Águas, reitor da UAlg, considera que «o projeto de criação das Alianças das Universidades Europeias marcará o futuro do ensino superior no espaço europeu»

A Universidade do Algarve já faz parte da Universidade Europeia dos Mares (SEA-EU), coordenada pela academia de Cádis. 

A proposta da Universidade Europeia dos Mares foi avaliada positivamente, obtendo o apoio e financiamento de cerca de 14 mil euros da Comissão Europeia (ERASMUS+) para mais quatro anos.

A proposta agora aprovada, SEA-EU 2.0, conseguiu a renovação da aliança, o que é um sucesso para todo o consórcio, agora oficialmente formado por nove universidades: a Universidade de Cádis, que continua como coordenadora, a Universidade da Bretanha Ocidental (França), a Universidade de Kiel (Alemanha), Universidade de Gdansk (Polónia), Universidade do Algarve (Portugal), Universidade de Nápoles Parthenope (Itália) e Universidade de Nord (Noruega).

«A Universidade Europeia dos Mares conseguiu renovar este selo e o financiamento através de uma proposta intitulada “SEA-EU FOR ALL”, uma evolução do que a Aliança tem vindo a desenvolver nos seus três primeiros anos de vida, desde 2019, quando embarcou no caminho para a transformação do Ensino Superior, através de um “Super Campus” formado até agora por seis universidades», diz a UAlg.

«Este campus transnacional, agora com nove universidades e mais de 20 cidades envolvidas, acolhe mais de 150 mil estudantes e 18 mil colaboradores que irão beneficiar dos objetivos que estão no centro desta proposta. Mais mobilidade para todos, inclusão, multilinguismo e desenvolvimento pessoal e profissional, disponíveis devido a uma ampla rede de recursos compartilhados», acrescenta.

Paulo Águas, reitor da UAlg, considera que «o projeto de criação das Alianças das Universidades Europeias marcará o futuro do ensino superior no espaço europeu, assim como na UAlg».

A nível regional, a SEA-EU conta também com os seguintes parceiros efetivos: Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve); Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL); Docapesca – Portos e Lotas; Centro de Ciências do Mar (CCMAR), Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) Associação para uma Aquacultura Sustentável e Inteligente (S2AQUA )- Laboratório Colaborativo; Centro Ciência Viva do Algarve (CCV Algarve), Associação de Ciências Marinhas e Cooperação (SCIAENA), Águas do Algarve; e Região de Turismo do Algarve (RTA).

 



Comentários

pub