UAlg acolhe pós-graduação da Católica para dar novas competências aos médicos

Pós-graduação conta com apoio do Centro Hospitalar Universitário do Algarve e do Grupo Hospitalar Particular do Algarve

Dar aos médicos competências numa área que não existe nos cursos de medicina. Este é o grande objetivo de uma pós-graduação em “Gestão na Saúde” que a Faculdade de Economia da Universidade do Algarve (UAlg) vai passar a ter a partir de Novembro deste ano, numa parceria com a Católica Porto Business School. 

O protocolo entre as duas entidades foi assinado esta segunda-feira, 10 de Julho, numa sessão acompanhada pelo Sul Informação. 

O desafio partiu da Católica que já fez 12 edições desta pós-graduações. Depois de uma experiência fora do Porto – neste caso, no Funchal (Madeira) – a academia portuense decidiu que seria benéfico continuar a apostar em expandir o curso que terá tanto sessões presenciais, como online.

«Essa edição no Funchal foi um sucesso e, na planificação das próximas edições da pós-graduação, pensámos: por que não no Algarve? De facto, as carências em capacidade de gestão são muitas e lembrámo-nos de uma antiga aluna, que frequentou a formação em anos anteriores», começou por explicar ao Sul Informação Carlos Vieira, diretor executivo da Católica Porto Business School.

Essa antiga aluna é nada mais nada menos do que… Ana Varges Gomes, a atual presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA).

 

Margarida França, Efigénio Rebelo e Carlos Vieira – Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

 

Segundo Carlos Vieira, os médicos do Algarve sentem necessidade de se formar «nestas áreas», o que também levou a que este curso rumasse ao Sul.

Há, atualmente, um mestrado em Gestão de Unidades de Saúde, na Faculdade de Economia da UAlg, mas esta pós-graduação tem a particularidade de ser só destinada a médicos e de ter acreditação da parte da Ordem.

Entre as disciplinas do Plano de Estudos estão, por exemplo, “Economia da Saúde”, “Direito da Saúde”, “Liderança de Equipas” ou “Gestão de Operações e Qualidade em Saúde”.

Ao Sul Informação, Efigénio Rebelo, diretor da Faculdade de Economia, adiantou que esta será mesmo a única pós-graduação que esta unidade orgânica terá.

«Nós temos uma vasta oferta de mestrados, mas sentíamos que havia espaço para haver uma pós-graduação em específico para a classe médica», considerou.

 

Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

 

«Achámos que esta era uma boa oportunidade para levar a cabo esta formação específica. Por exemplo, os médicos precisam desta formação para acederem ao cargo de diretor clínico. No fundo, era importante não deixar fugir esta chance», acrescentou Efigénio Rebelo.

Margarida França é a diretora científica desta pós-graduação.

Em declarações ao nosso jornal, a professora, que também é presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, explicou que o curso tem como grande objetivo dar «competências de gestão e governação de serviços de saúde».

«Os cursos de Medicina não dão estas competências: eu vou falando com os médicos que já frequentaram esta pós-graduação e dizem-me que se abriu um novo mundo», disse, entre risos.

 

Foto: Pablo Sabater | Sul Informação – Arquivo

 

É que, defendeu, há «graus de exigência quando um médico se encontra à frente de um serviço».

«Convém que tenham uma abordagem mais genérica: que não vejam só a árvore, mas também a floresta para responder aos desafios que lhes vão ser colocados», exemplificou.

A expetativa é que o curso, que também conta com as parcerias do CHUA e do Grupo Hospital Particular do Algarve (HPA), tenha cerca de 30 participantes – e «que seja sustentável».

As inscrições já abriram e, para mais informações, pode contactar-se o 226 196 260 ou [email protected]. A inscrição na pós-graduação tem um custo de 5200 euros, acrescidos de IVA, mas com algumas condições especiais.

 

 



Comentários

pub