Magallanes_ICC leva conferência e oficina de design a Monchique

Nos dias 22 e 27 de Julho

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

No âmbito das atividades do projeto Magallanes_ICC, a Direção Regional de Cultura do Algarve volta a levar Monchique várias atividades, desta vez nos dias 22 e 27 de Julho.

No dia 22, o arqueólogo Filipe Castro apresenta a conferência “Construir e armar caravelas algarvias na primeira modernidade”, na sala Manuel Martins, da Junta de Freguesia de Monchique, das 17h30 às 19h30. Segue-se no dia 27, na Fóia, a oficina criativa de design territorial, orientada pela designer Alexandra Santos, na sede da N’Artecicus, das 18h00 às 20h00.

Na conferência, Filipe Castro falará sobre a construção naval, nomeadamente das caravelas, na Península Ibérica a partir do século XV, do ponto de vista da evolução tecnológica, que permitiu a exploração dos oceanos e as novas descobertas do mundo por parte dos europeus.

A partir do conhecimento histórico partilhado neste encontro, a comunidade das ICC terá oportunidade de participar numa oficina criativa, onde se utilizarão técnicas de design territorial com o objetivo de «estimular o surgimento de novas ideias a aplicar na criação e/ou desenvolvimento de produtos ou serviços no âmbito das Indústrias Culturais e Criativas, respondendo aos seus desafios particulares no campo da comunicação, divulgação e comercialização ao público», frisa a DRCultura Algarve.

A participação nas conferências é gratuita, mas, quem quiser participar, deverá inscrever-se previamente através do e-mail [email protected] ou do número 964 782 462.

No dia 6 de Agosto acontecerá também uma nova oficina criativa de design territorial dedicada ao tema das fortificações do barlavento algarvio, entre as 18h00 e as 20h00, em local a divulgar brevemente.

O Magallanes_ICC é um projeto de cooperação transfronteiriça (Interreg), que reúne vários parceiros do Alentejo, Algarve e Andaluzia para trabalhar a temática das Indústrias Culturais e Criativas, com inspiração na passagem dos 500 anos da viagem de circum-navegação iniciada por Fernão de Magalhães, evocando o seu carácter pioneiro, criativo e inovador. Na qualidade de parceira, a Direção Regional de Cultura encontra-se a trabalhar no território dos Lugares de Globalização (concelhos de Monchique, Vila do Bispo, Aljezur, Lagos e Silves) para estimular a criação de produtos e/ou serviços no âmbito das ICC, ligados à temática da “participação algarvia no empreendimento da expansão marítima dos séculos XV e XVI”.

O objetivo é promover uma transferência de conhecimento histórico, validado pela comunidade científica, para o sector cultural e criativo, apresentando-o, tal como ao património associado, como recursos criativos e de potencial económico de interesse para a criação de produtos inovadores, sustentáveis e identitários.

O projeto Magallanes_ICC é co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Interreg V-A España-Portugal (POCTEP) 2014-2020.

 



Comentários

pub