Lagoa volta a estar à Luz das Velas para dar a conhecer várias culturas

Entrada é gratuita e são esperados mais de 50 mil visitantes ao longo dos quatro dias

Foto de arquivo

O Mercado de Culturas à Luz das Velas está de volta, de 14 a 17 de Julho, a Lagoa. Mais de 60 artesãos, de várias culturas e religião, vão mostrar as suas tradições, sabores e artes. 

“Diverculturas & Diversons” é o tema da iniciativa.

Este evento cultural de caraterísticas únicas pretende abranger a diversidade cultural e sonora das seis culturas ou áreas geográficas do mundo que estiveram em destaque nas seis anteriores edições: cultura Islâmica, cultura judaica-sefardita, cultura celta, Rota da Seda, África e Mediterrâneo.

As músicas tradicionais de raiz estarão em destaque nos quatro cenários (palcos) do evento, com a presença de Lu Yanan (China), Kilema (Madagáscar), Milo Ke Mandarini (Espanha), El Laff (Marrocos/Espanha), Zé Francisco Trio Algibre, Banda Atlântica e Mónica Pereira (Portugal).

À semelhança das anteriores edições haverá diferentes espaços contemplativos: Praceta das Velas (dedicada à cultura judaica), a Rua do Oriente e o Jardim Zen.

Além disso, ao todo o evento terá sete zonas com mais de 40 símbolos desenhados com velas que pretendem dar a conhecer as religiões, tradições, gastronomia e mitologia das 6 anteriores culturas que marcaram presença nas anteriores edições, posicionados nas entradas e nos meandros do mercado, constituindo um espetáculo de enorme beleza visual.

A gastronomia também continuará a ter um papel preponderante neste evento. Assim, os claustros do Convento de São José irão converter-se numa Taberna Celta com cerveja artesanal e hidromel.

Também, a sala de exposições do Convento de São José irá receber uma exposição de pintura e colagens denominada “Culturas do Mundo”, de Ana Paula Almeida.

O recinto do mercado abre portas às 19h00, encerra às 00h30 e as velas que constituem os símbolos, que atraem milhares de visitantes ao mercado, são acesas às 20h30. A entrada é gratuita e serão esperados mais de 50 mil visitantes ao longo dos quatro dias.

«Em nome do Município de Lagoa, convido a visitarem o Mercado de Culturas à Luz das Velas, um evento de beleza única que atrai milhares de visitantes às ruas de Lagoa e dá vida à cidade. Neste momento, temos tudo preparado para que este evento volte a ser um enorme sucesso», diz Luís Encarnação, presidente da Câmara.

 



Comentários

pub