Culatra recebe 1º barco solar do setor pesqueiro no Dia da Ilha

Moradores da Ilha da Culatra vão celebrar os 35 anos da associação que os representa

A inauguração do «primeiro barco do setor pesqueiro movido a energia solar» e do parque fotovoltaico que já foi instalado na ilha serão dois dos momentos altos da festa de aniversário da Associação de Moradores da Ilha da Culatra, na terça-feira, dia 19, a partir das 19h30.

A comunidade da Culatra volta a fazer a festa, após dois anos de interregno, devido â pandemia, desta feita com um forte enfoque na transição energética que está em curso na ilha, ao abrigo do projeto “Culatra 2030 – Comunidade Energética Sustentável”.

Foi no âmbito desta iniciativa que foi instalado o parque solar e que foi adquirido o barco 100% elétrico que será agora apresentado, que visa contribuir «para a descarbonização da Ria Formosa». Ambas as ações forma financiadas ao abrigo do Programa Operacional Mar2020.

Além das inaugurações, a festa inclui um jantar convívio com a população, um concerto de fado com Tatiana Pinto, acompanhada por Valentim Filipe e António Correia (Guitarra Portuguesa e Viola) e animação musical.

 

 



Comentários

pub