Aljezur expõe “Áreas Marinhas Protegidas da Costa Sudoeste”

Mostra segue depois para os municípios de Odemira e Vila do Bispo

“Áreas Marinhas Protegidas da Costa Sudoeste”. Este é o tema de um livro e de uma exposição patente na Associação de Pescadores do Portinho da Arrifana e Costa Vicentina (APPACV), em Aljezur. 

A mostra itinerante ficará patente no concelho de Aljezur durante os próximos três meses, seguindo depois para os municípios de Odemira e Vila do Bispo.

Tanto no livro como na exposição são apresentados alguns dos principais resultados obtidos no projeto MARSW.

O destaque da informação apresentada é dado a temáticas relevantes para o conhecimento e conservação do Parque Marinho do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Informações sobre espécies com interesse conservacionista, como o mero, ou com interesse comercial, como o percebe, de habitats considerados prioritários para a conservação, como as grutas submarinas, ou de atividades humanas, como a pesca comercial, que são parte integrante da região costeira abrangida por esta área marinha protegida, são alguns dos temas abordados na exposição.

Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do projeto MARSW, cuja coordenação e execução científica foram asseguradas por um consórcio constituído pelos polos do MARE da Universidade de Évora e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e pelo CCMAR (Universidade do Algarve).

O projeto foi cofinanciado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), e comparticipado pelo Fundo Ambiental e pelas Câmaras Municipais de Aljezur, Odemira e Vila do Bispo, tendo sido promovido pela LPN em parceria com o ICNF.

Esta apresentação contou com a presença e a intervenção de dirigentes, como os presidentes da Câmara Municipal de Aljezur, do ICNF e da APPACV.

O catálogo da exposição pode ser consultado aqui.

 



Comentários

pub