Secundária Pinheiro e Rosa acolheu reunião de parceiros internacionais

Este projeto está inserido no Projeto Cultural de Escola do Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa, no âmbito do Plano Nacional das Artes

A Escola Secundária Pinheiro e Rosa, em Faro, acolheu, até esta terça-feira, 28 de Junho, uma reunião de parceiros do projeto ” EXPLORE+ creative exploration of curiosity for innovative transdisciplinary, STEAM and social learning”, no âmbito do Programa Europeu Erasmus+ Parcerias Estratégicas a criatividade (KA227).

Foi realizado o balanço das atividades realizadas (visitas de estudo a Faro, Cesis – Letónia – e Chemnitz – Alemanha), assim como um ponto da situação do projeto.

De entre as atividades que ainda faltam implementar estão a organização de três Feiras Educativas de Arte e Ciências (a realizar entre Fevereiro e Maio do próximo ano), a criação de um Manual de Atividades STEAM e um Curso Online (MOOC) de apresentação do Manual, além da realização de uma conferência final no âmbito da programação de Timisoara Capital Europeia da Cultura 2023 a realizar no final do projeto (Maio).

Com parceiros de cidades que estão envolvidas em processos de candidaturas a Capital Europeia da Cultura (Timisoara- Roménia e Chemnitz- Alemanha, já definidas como Capitais Europeias da Cultura em 2023 e 2025 respetivamente, e Faro e Cesis- Letónia ex-candidatas para 2027) este projeto liga escolas e a sociedade civil, numa parceria estratégica, para implementar metodologias STEAM (do acrónimo em inglês para Ciências, Tecnologias, Engenharia, Artes e Matemática) numa perspectiva de trabalho interdisciplinar do currículo escolar e de introdução de metodologias criativas e artísticas no processo educativo.

Em Faro, a parceria integra a Escola Secundária Pinheiro e Rosa e o Museu Zer0, a convite da estrutura dedicada à preparação da proposta de Faro a Capital Europeia da Cultura 2027.

Tendo como base as Aprendizagens Essenciais das diferentes disciplinas dos Cursos Científico-Humanísticos, ao longo de dois anos letivos estão a ser desenvolvidas, testadas e sistematizadas atividades nas turmas do Ensino Secundário do AE Pinheiro e Rosa, utilizando a metodologia STEAM, com o apoio do Museu Zer0 no âmbito do seu trabalho de mediação cultural para a Arte Digital.

Este projeto está inserido no Projeto Cultural de Escola do Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa, no âmbito do Plano Nacional das Artes.

 



Comentários

pub