Já arrancou o Algarve Design Meeting dedicado à tipografia

A entrada do evento é livre ao público

 

A apresentação do Projeto Montra nas lojas da Baixa de Faro abriu, esta segunda-feira, dia 23,  a nova edição do Algarve Design Meeting (ADM), que tem como tema a Tipografia.

Na inauguração, António Lacerda, diretor da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve (UAlg), responsável pela organização, sublinhou que o ADM serve para promover o design, a cidade de Faro e a região do Algarve.

Por seu lado, Paulo Águas, reitor da UAlg, destacou a oportunidade que o projeto dá para os alunos divulgarem as suas obras e tudo o que foi aprendido ao longo do curso.

Davide Alpestana, presidente da Associação do Comércio da Baixa de Faro, foi o criador do Projeto Montra, que passa pela decoração das montras das lojas, este ano com motivos ligados ao tema da Tipografia. O facto de Faro ter sido o local onde, no século XV, foi impresso o primeiro livro em Portugal, usando tipografia, justifica a escolha do tema, explicou Alpestana.

Seguiu-se um percurso entre a Rua de Santo António e a Rua D. Francisco Gomes, para a apresentação das oito montras trabalhadas pelos alunos do curso de Design de Comunicação da UAlg. As lojas que participaram neste projeto foram a Scoon, onde se começaram as apresentações, a Oberon, a António Manuel, a Relojaria Farense, a Ouriversaria Ferreirinha, a Flow, a Optimax e a Ouriversaria Margarido.

O público caminhou depois até à antiga Fábrica da Cerveja, onde foi recebido com aperitivos e bebidas para a festa de inauguração no espaço Lounge, ao som de Jazzualg.

Ao lado, localizavam-se as lojas Pop-Up, com a venda de roupa de segunda mão, objetos com frases de origem tipicamente portuguesa, jóias têxteis, roupa e decoração vintage, moda sustentável, apicultura e cerâmica.

No mesmo local, havia exposições com obras de artistas, tais como Wesley Sacardi em conjunto com Carla, que mostraram uma outra perspetiva dos objetos reciclados (cartão e o papel), Loulé Design Lab, com o incentivo da reutilização de objetos que se deita fora (gavetas, cadeiras…), o ISMAT Insideout e a exposição de Design de Comunicação da UAlg. Aconteceu também a performance da ISMAT “Performative Class Designis”.

A festa vai continuar com um vasto programa que inclui exposições, performances, lojas Pop-Up, Cinema ao Ar Livre, Alumni Talks, Espaço Lounge, Oficinas e Conferências até 28 de Maio, dia em que encerra “as portas” com o habitual vídeomapping, na Igreja da Sé, às 22h00.

O Projeto Montra está exposto até dia 27 de Julho.

A entrada do evento é livre.

 

Fotos: Cátia Rodrigues | Sul Informação

 

 

 

Comentários

pub