São Brás assinala 48 anos dos 25 de Abril com cinema, poesia, música e exposições

Revolução aconteceu em 1974

São Brás de Alportel vai celebrar os 48 anos do 25 de Abril com cinema, poesia, música e exposições.

O dia começará com a cerimónia protocolar de hastear da bandeira, ao som do Hino Nacional interpretado pela Banda Filarmónica de São Brás de Alportel e com a colaboração dos Bombeiros Voluntários, às 10h00.

Segundo a autarquia, depois segue-se «uma homenagem aos trabalhadores da junta de freguesia, obreiros da democracia, e uma viagem pelos tempos de ditadura até à democracia através de um momento musical e de poesia intitulado: “Pela Santa Liberdade”, apresentado por Afonso Dias».

Ao final da tarde, às 19h15, as atenções viram-se para o Cineteatro São Brás onde será exibido o filme: “Operação Outono”, um thriller político sobre a operação que levou ao assassinato do General Humberto Delgado pela PIDE.

O programa comemorativo integra também a exposição “25 de Abril – Memórias Poéticas” patente na Biblioteca Municipal Dr. Estanco Louro que esta patente até 30 de Abril.

Este sábado, 23 de Abril, a partir das 15h30, a Biblioteca Municipal os 19 anos do Clube de Leitura com um espetáculo musical alusivo ao 25 de abril pelo Grupo Musical “Cante Andarilho”.

No dia 27, o Grupo Amigos do Museu promove a palestra sobre o período difícil pós 1974. O encontro, que decorrerá em língua alemã e terá lugar no Museu do Traje, com a participação de George Cabral.

No dia 28, Rui do Estanco Lopes, oficial da Marinha de Guerra à época, vai contar as suas memórias e experiências vividas no período pré e pós-25 de Abril de 1974 aos jovens de todas as idades.

A primeira sessão decorre no período da manhã, dirigida aos alunos do 12.º ano da Escola Secundária José Belchior Viegas. E depois, às 14h30, terá início um encontro com os alunos da Universidade Sénior, aberto à comunidade em geral, na Biblioteca Municipal. Este encontro marca o encerramento do programa comemorativo da Revolução dos Cravos em São Brás de Alportel.

 



Comentários

pub