Rute Silva visita trabalhos de defesa da floresta contra incêndios em Vila do Bispo

Rute Silva, presidente da Câmara de Vila do Bispo, visitou os trabalhos de silvicultura preventiva que estão a ser feitos […]

Rute Silva, presidente da Câmara de Vila do Bispo, visitou os trabalhos de silvicultura preventiva que estão a ser feitos no concelho com o objetivo de prevenir o risco de incêndio, anunciou a autarquia esta quinta-feira, 28 de Abril.

No local, Rute Silva ouviu as explicações sobre as intervenções que estão a ser realizadas nos sítios definidos em articulação com o Serviço Municipal de Proteção Civil, o Gabinete Técnico Florestal da Associação de Municípios das Terras do Infante e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

À semelhança dos anos anteriores, «estes trabalhos tem como objetivo mitigar os riscos associados ao fenómeno dos incêndios rurais/florestais e preparar condições para um combate eficaz», diz a Câmara de Vila do Bispo.

Desde o início do ano, já foram intervencionados mais de 32 hectares pela equipa de Sapadores Florestais de Vila do Bispo, abrangendo toda área envolvente da Aldeia da Pedralva até a EN268 e o Perímetro Florestal Vila do Bispo (Torre De Aspa; Casa do Guarda Florestal; Charnequinha do Castelejo, Ataboeira, Cerro da Barriga, Lomba do Covão da Azinheira e a Lomba dos Verdalhos).

Já em fase de conclusão está a intervenção que está a decorrer na Zona do Pardieiro até o limite com concelho de Lagos (Zona da Vinha Velha), que abrange uma área superior a 26 hectares.

Está previsto ainda, antes do período critico, intervencionar o caminho que liga o marco geodésico do Pardieiro até a Casa Velha em Barão de São Miguel.

Segundo a autarquia, de 1 de Junho a 31 de Outubro, a equipa de Sapadores Florestais, no âmbito do Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais – DECIR 2022, estará envolvida nas ações de vigilância e 1ª intervenção.

 



Comentários

pub