Quinzena Gastronómica de São Brás de Alportel volta a trazer a Dieta Mediterrânica para a mesa

Até ao dia 25 de Abril

Pratos e doces tradicionais, confecionados com ingredientes locais e receitas associadas à Dieta Mediterrânica, são as estrelas de mais uma Quinzena Gastronómica de São Brás de Alportel, que vai decorrer até ao dia 25 de Abril.

Nesta 13ª edição do evento, há nove restaurantes aderentes, que, além da sua ementa usual, sugerem um menu especial, que remete para as tradições gastronómicas serranas, mas que também tem ligação à Páscoa.

Dos cardápios das casas que aderiram à Quinzena Gastronómica, há os inevitáveis pratos à base de borrego, nomeadamente o ensopado e as costeletas, mas também pratos à base de porco, vaca e coelho, bem como de frutos do mar, seja o bacalhau, o atum e outros peixes, seja o marisco.

«A quinzena gastronómica é, sem dúvida, uma forma que temos para divulgar a nossa gastronomia mediterrânica, os nossos restaurantes e a nossa doçaria, nesta altura da Páscoa», enquadrou Vítor Guerreiro, presidente da Câmara de São Brás de Alportel, à margem da apresentação do evento aos jornalistas, esta segunda-feira, no restaurante BrilhaFigura, um dos aderentes ao evento, situado na Mesquita Alta.

O autarca assegura que esta edição «tem sido, de facto, um sucesso».

 

 

«São muitos aqueles que nos visitam, com o pretexto de vir almoçar ou jantar a São Brás de Alportel. Estas pessoas acabam por passar meio dia ou um dia inesquecível no nosso concelho, conhecendo a nossa natureza e o nosso património e percorrendo os percursos pedestres», acrescentou.

Da parte dos restaurantes, o feedback «tem sido muito positivo. (…) A avaliar pela nossa Festa das Tochas Floridas, que aconteceu no domingo de Páscoa, este ano está a correr bem. Tivemos cá milhares de turistas».

Débora Alves, a dona do restaurante BrilhaFigura, confirma que «a Páscoa foi muito boa. Penso que as pessoas aproveitaram esta altura para vir cá ao concelho».

Esta é uma casa que se estreia na Quinzena Gastronómica, até porque só está aberta há alguns meses – antes, no mesmo espaço, funcionava o restaurante O Graciano.

«Estamos ainda a fazer a casa. Abrimos numa altura difícil, durante a pandemia, o que não ajudou muito. Mas tenho esperança que agora no Verão tudo melhore», disse.

Tendo em conta a experiência de outros restaurantes que ano após ano aderem à Quinzena Gastronómica, este evento pode ajudar a captar novos clientes.

 

Débora Alves

 

«Segundo o que nos dizem os restaurantes, há sempre muitos clientes novos, que conhecem os espaços pela primeira vez, e que voltam depois durante todo o ano», assegurou Vítor Guerreiro.

Quem quiser provar as iguarias da Quinzena Gastronómica pode fazê-lo nos restaurantes “4 à mesa”, “Adega Nunes”, “BrilhaFigura”, “Cantinho da Lili”, “Iguarias da Serra”, “O Marquês”, “Rui’s Steakhouse”, “Sal da Serra” e “Tachinho da Avó Luís”.

Cada um dos estabelecimentos aderentes conta com um menu da Quinzena, com uma entrada, um ou dois pratos principais, uma sobremesa e uma sugestão de vinho.

As sugestões de cada restaurantes podem ser vistas aqui.

Em comum, os pratos sugeridos têm a «confeção em azeite», «temperos à base de ervas aromáticas», «produtos da época, mais saborosos e muito mais saudáveis», «ingredientes tradicionais da alimentação mediterrânica», «equilíbrio nutricional» e «sabores da Páscoa».

 

 

 

 



Comentários

pub