Antigo Hospital de Albufeira transforma-se em sala de exposições, museu e restaurante

Obras são de cerca de 3 milhões de euros

O antigo Hospital Concelhio de Albufeira vai ser totalmente transformado, num projeto que prevê a criação de salas para exposições, alas museológicas, um restaurante panorâmico, uma loja, um espaço multiusos e até casas para residências artísticas. O edifício, que se encontra fechado, é propriedade da Santa Casa da Misericórdia que pretende arrancar com as obras já em Outubro deste ano. 

Localizado na rua Henrique Calado, em pleno Centro Histórico, além do Hospital, que está encerrado desde 2008, o conjunto de edifícios também inclui uma antiga hospedaria, assim como a ex-sede da Misericórdia de Albufeira.

A Santa Casa aproveitou o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se celebrou esta segunda-feira, 18 de Abril, para apresentar o ambicioso projeto que tem para este conjunto de edifícios.

 

 

De acordo com a provedora, as obras, de cerca de 3 milhões de euros, preveem a criação de espaços para uma exposição permanente, sobre a história da Misericórdia de Albufeira, e outras temporárias.

A isto junta-se um espaço multiusos (que poderá acolher reuniões ou congressos, por exemplo), uma ala museológica, um restaurante panorâmico, uma cafetaria e ainda uma loja com produtos das Misericórdias de todo o mundo.

«Este é um projeto cultural, onde pretendemos valorizar toda a história da Misericórdia que é coincidente com a do Município, mas também o próprio Hospital concelhio, valorizando o que são as profissões nesta área», explicou Patrícia Seromenho ao Sul Informação.

O objetivo é, ao mesmo tempo, «incentivar os nossos jovens para o interesse por estas áreas», acrescentou.

 

 

A ideia de fazer obras neste conjunto de edifícios já era antiga – para o espaço chegou a estar prevista, por exemplo, a criação de uma Unidade de Cuidados Continuados que nunca chegou a avançar.

«Era um grande desafio fazer esta reabilitação e hoje, com esta apresentação pública, temos a consciência de que subimos mais um degrau», considerou Patrícia Seromenho.

A expetativa da provedora da Misericórdia de Albufeira é que as obras arranquem em Outubro deste ano, terminando em Dezembro de 2023.

«Vamos ter de ser ágeis, mas é esse o objetivo», disse ao nosso jornal a responsável.

Para Cristiano Cabrita, vice-presidente da Câmara de Albufeira, este é um «projeto estruturante» para o futuro de Albufeira que ajudará a «posicionar a cidade nos próximos anos».

«É fundamental para potenciar a marca Albufeira, também além do sol e praia. Haverá uma cidade com uma nova face após este projeto», concluiu.

Fotos: Pedro Lemos | Sul Informação

 

 

 



Comentários

pub