Aluno de Faro vence medalha de ouro nas Olimpíadas Portuguesas de Matemática

Os vencedores das categorias A e B poderão ainda vir a integrar as delegações que representarão Portugal nas competições internacionais

Eduardo Guerreiro, aluno do 12ºD do Agrupamento de Escolas João de Deus (Faro), venceu a medalha de ouro na Categoria B (10º, 11º e 12º ano) nas XL Olimpíadas Portuguesas de Matemática (OPM) que terminaram este domingo, 10 de Abril, nas Caldas da Rainha. 

O evento contou com a presença de Conceição Henriques, vereadora da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, de Hélder Pais, da Direção Geral de Educação, de Ana Noronha, da Ciência Viva, de Jorge Milhazes de Freitas, vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática, de João Silva, diretor do Agrupamento de Escolas Raul Proença, da equipa de correção de provas e das várias dezenas de alunos participantes.

Para entregar as medalhas ainda se juntou Osvaldo Mendes, do Novo Banco, um dos mais antigos apoiantes das OPM.

As Olimpíadas Portuguesas de Matemática dividem-se em três categorias: categoria Júnior (6.ºe 7.º  anos), categoria A (8.º e 9.º anos) e categoria B (10.º, 11.º e 12.º anos). Cada categoria, que conta com um total de 30 alunos, atribui três medalhas de ouro, três de prata e seis de
bronze.

Os vencedores das categorias A e B poderão ainda vir a integrar as delegações que representarão Portugal nas competições internacionais depois de frequentarem estágios no projeto Delfos, no Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. As Olimpíadas Internacionais de Matemática terão lugar na Noruega, em Julho, as Olimpíadas da CPLP em Moçambique, em Setembro, e as Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática realizar-se-ão na Colômbia em data a anunciar.

As Olimpíadas Portuguesas de Matemática são organizadas pela Sociedade Portuguesa de Matemática em parceria com o Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra, e contam com o apoio do Ministério da Educação, da Ciência Viva, da Fundação Calouste Gulbenkian, do Novo Banco, da Texas Instruments e da Happy Code.

Em Novembro deste ano letivo, Eduardo Guerreiro já tinha obtido a Medalha de Prata nas na XLV Olimpíada Paulista de Matemática.

 



Comentários

pub