Tavira junta católicos e ucranianos grego-católicos para celebrar Semana Santa

«Crentes e não crentes, católicos e membros de outras confissões religiosas, todos os cidadãos, nacionais ou estrangeiros, visitantes ou residentes, estão convidados a participar nestes momentos de oração»

As celebrações da Semana Santa em Tavira vão ter, este ano, o envolvimento da comunidade ucraniana algarvia, com «vários momentos de oração pela paz». 

Alguns dos momentos altos, das festais pascais em Tavira, são as suas procissões e a comunidade ucraniana participará nelas.

É o caso da procissão de Domingo de Ramos, que acontece no dia 10 de Abril, às 17h00, saindo da Igreja de Nossa Senhora do Carmo. Um dos andores será transportado por membros da comunidade ucraniana.

Na Sexta-feira Santa, dia 15, às 21h00, terá lugar a Procissão do Enterro do Senhor que sairá da Igreja da Misericórdia.

Um dos andores estará decorado com girassóis, flores que representam a Ucrânia, estando presentes membros da comunidade algarvia e sendo as cerimónias dirigidas, não apenas pelo Pároco de Tavira, mas pelo Padre Oleg Trushko, assistente da comunidade ucraniana grego-católica na região.

«Os nossos jovens vão levar uma faixa que sinalizará o nosso desejo de estarmos em união com a Ucrânia, de rezarmos com o seu Povo, como nos pede o santo Padre e o nosso Bispo», salienta o Padre Miguel Neto, pároco de Tavira.

 

 

 

«Também convidamos todos aqueles que vão participar a trazerem algo consigo – uma fita, uma roupa, o que quiserem – que tenha as cores da Ucrânia. Será mais uma forma de estarmos em sintonia, sentindo esta Páscoa como um tempo especial, um tempo de pedir a Deus a paz que o mundo precisa e que pode faltar, como agora percebemos, em qualquer momento».

No Domingo de Páscoa, 17 de Abril, terá lugar a Procissão da Ressurreição, que sairá da Igreja de S. Paulo às 10h00 e percorrerá o Centro de Tavira.

«Noutras localidades do Algarve, esta procissão é, também, conhecida como procissão das flores, pelo que deixo mais um desafio: que os que participarem tragam flores amarelas e azuis», pede o padre Miguel Neto.

«Vamos rezar pela cidade de Tavira, mas também pelas cidades mártires da Ucrânia, como Mariupol, pelas pessoas que nada têm, pelos que estão doentes e pelos que morreram, para que Cristo lhes garanta a ressurreição, que se celebra no dia de Páscoa», acrescenta.

«Crentes e não crentes, católicos e membros de outras confissões religiosas, todos os cidadãos, nacionais ou estrangeiros, visitantes ou residentes, estão convidados a participar nestes momentos de oração», conclui.

 



Comentários

pub