Loulé prepara apoio a refugiados vindos da Ucrânia

Já foi criada uma estrutura de missão para o efeito

A Câmara de Loulé vai «acionar medidas de apoio aos refugiados que irão chegar a Portugal nos próximos dias» vindos da Ucrânia e já criou uma estrutura de missão composta por responsáveis autárquicos, membros da comunidade ucraniana do concelho e representantes de entidades regionais, sociais e religiosas.

Este trabalho está a ser realizado «em estreita articulação com o Alto Comissariado para as Migrações e com a Secretaria de Estado da Integração e Migrações» e visa «não só acolher e integrar os refugiados de guerra ucranianos, garantindo ajudas em áreas tão diversas como o apoio documental, o acolhimento residencial, os cuidados de saúde, numa articulação com o ABC – Algarve Biomedical Center e médicos a título particular, mas também identificar oportunidades de trabalho, integrar crianças em escolas e infantários do concelho e disponibilizar bens essenciais», segundo a Câmara de Loulé.

A estrutura de missão que foi hoje criada, por despacho do presidente de Câmara, servirá para «agilizar e sistematizar» as ações a levar a cabo.

«A invasão da Ucrânia é um ato de guerra que coloca em grave risco a paz em todo o continente europeu e como tal deve ser condenado. O município de Loulé associa-se ao clamor universal para que cessem as hostilidades e apela a que a diplomacia faça valer os seus argumentos para que mais pessoas não sofram os horrores associados aos conflitos militares», concluiu a autarquia.

 

 



Comentários

pub