Já arrancou a Summit que quer fazer do Algarve uma região mais resiliente

Objetivo passa por criar empresas que possam trabalhar «do Algarve para o Mundo»

Foto: Cátia Rodrigues|Sul Informação

Já arrancou o evento que quer colocar «o Algarve no mapa» no setor das novas tecnologias a nível mundial. A Algarve Tech Hub Summit começou esta segunda-feira, 28 de Março, e vai prolongar-se até 2 de Abril, para discutir e pensar o papel da inovação e da tecnologia da região.

Na sessão de abertura, que decorreu no Campus da Penha, da Universidade do Algarve, em Faro, o reitor Paulo Águas realçou a importância de criar um «Algarve mais inovador», com o objetivo de «diversificar a atividade económica».

Para isso, defende, «é necessário criar este ecossistema nesta área de informação e comunicação».

A Algarve Tech Hub Summit viu a luz do dia em 2022, mas este projeto deu os primeiros passos há oito anos.

Miguel Rocha Fernandes, presidente da Algarve Evolution, associação que reúne empresas da região da área das novas tecnologias, lembrou que tudo começou, depois da crise de 2012, com «a vontade de percebermos como tornar a região mais resiliente. Nessa altura, eu próprio ponderei sair de Portugal».

Em vez de o fazer, Miguel Rocha Fernandes, e outros empresários, procuraram encontrar soluções.

«Vivemos num paraíso e, por isso, pensámos como poderíamos atrair empreendedores, empresários, para criamos mais valor na região e novas empresas», contou.

Esse caminho ainda está a ser trilhado, com o objetivo de «criar novas empresas e startups que trabalhem do Algarve para o mundo».

Para atingir este objetivo, defende o empresário, é necessária uma estratégia conjunta que envolva os vários players da região e foi isso mesmo que aconteceu para que fosse possível lançar esta Algarve Tech Hub Summit.

«Este evento juntou 12 entidades e conseguimos organizar, em dois ou três meses, este evento. Provámos que é possível fazer algo, de forma integrada, que promova o Algarve daqui para o mundo. Se, com poucos recursos, fizemos isto, daqui a dez anos, com a região a trabalhar em conjunto, estaremos a fazer ainda melhor», acredita Miguel Rocha Fernandes.

Este unir de esforços das várias entidades que organizam o Algarve Tech Hub Summit também é realçado por Francisco Serra, presidente do Algarve STP.

«Foi possível integramos as várias iniciativas destas entidades, concentrando-as nesta altura. Com isso, conseguimos uma notoriedade para a região e um resultado final que, de outra forma, seriam inalcançáveis».

Segundo o responsável, a Summit «conta já com mais de 1000 inscrições, ou seja pessoas que se inscreveram para participar. Além disso, há 150 oradores, palestrantes e moderadores e conseguimos a publicação de 50 artigos de imprensa. Para isso, foi fundamental trabalhar em conjunto. Vamos continuar, ganhar mais dinâmica e atingir uma maior dimensão».

Este evento é uma prova de que «no Algarve, o Ecossistema de Inovação na área digital está a mudar», enaltece José Apolinário, presidente da CCDR do Algarve.

Apolinário lembra que, «em 2009, tínhamos 645 empresas de alta e média tecnologia com 1265 postos de trabalho», mas «em 2019, chegámos a 778 empresas e 1885 trabalhadores, o que representa um aumento de 49%.

Neste período, «multiplicaram-se os atores regionais com a participação em redes nacionais e internacionais: laboratórios associados, laboratórios colaborativos, centros de competências, Digital Innovation Hubs, em alinhamento com os domínios da Estratégia Regional de Especialização Inteligente».

Agora, com o apoio dos Fundos Europeus, José Apolinário adianta que o objetivo é que, até 2027, «o emprego no setor digital no Algarve cresça, no mínimo, mais 50 por cento».

E há uma «margem de crescimento no setor da inovação importante». Quem o diz é Joana Mendonça, presidente da Agência Nacional de Inovação, que marcou presença na sessão de abertura do Algarve Tech Hub Summit.

Joana Mendonça considera que o que viu, nas primeiras horas do evento, «evidencia potencial de crescimento. Acho que está criada uma parte do ecossistema que é crítico à inovação e que nasceu num modelo de hélice tripla, ou seja: entidades públicas, da área do conhecimento e das empresas».

A Algarve Tech Hub Summit, da qual o Sul Informação é media partner, decorre até sábado, nos concelhos de Faro e Loulé, mas também online.

Consulte aqui a programação completa.

 

 

Fotos: Cátia Rodrigues|Sul Informação

 

 

 



Comentários

pub