CHUA inaugura novo equipamento de Eletroencefalografia de Alta Tecnologia

Laboratório de eletroencefalografia foi também inaugurado esta segunda-feira, 14 de Fevereiro

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) inaugurou esta segunda-feira, 14 de Fevereiro, um novo equipamento de Eletroencefalografia (EEG) de Alta Tecnologia, bem como as novas instalações do Laboratório de EEG da Unidade de Neurofisiologia.

Segundo o CHUA, este novo equipamento «auxilia no diagnóstico de variadas doenças neurológicas, permitindo a realização de EEGs em ambulatório, EEGs contínuos em Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), monitorizações Vídeo-EEG com sono noturno, entre outros exames».

«O novo laboratório será uma mais-valia para o CHUA e sobretudo para os seus utentes, melhorando a resposta da Neurofisiologia a toda a população do Algarve. As novas valências de eletroencefalografia permitem que o CHUA se torne um centro de referência na área, apostando na inovação e qualificação da oferta na Neurofisiologia e respondendo às necessidades da população adulta e pediátrica», referiu a técnica coordenadora Ana Magalhães.

Presente na cerimónia de inauguração, o diretor clínico do CHUA Horácio Guerreiro destacou «a importância do investimento em tecnologia de ponta como um aspeto primordial para a qualidade na prestação de cuidados diferenciados», bem como para «a retenção e captação de profissionais de saúde, que começam agora a encontrar no CHUA mais oportunidades de diferenciação clínica e técnica».

«As nossas propostas de investimento estão bem estruturadas. Estamos a preparar um futuro, não estamos à espera do novo hospital para elevar a diferenciação tecnológica nos atuais hospitais. Temos que trabalhar mais, melhor e com maior diferenciação, elevando o potencial clínico e científico do Centro Hospitalar».

«Eu acredito muito no CHUA, na ligação com a Universidade, na internacionalização e nos projetos de cooperação, perspetivando novas oportunidades em termos de investigação e de recursos humanos», frisou o diretor clinico.

O vogal executivo do Conselho de Administração Paulo Neves reforçou a ideia da importância do investimento nos atuais hospitais no sentido de continuar a garantir respostas de qualidade e diferenciadas.

«Só nestes meses de mandato estamos a executar sete milhões de euros de investimento em novas respostas em saúde mormente em Faro, Portimão e Lagos», sublinhando que, até à construção do novo Hospital Central do Algarve, «é necessário continuar a investir nestes, em particular em equipamentos transferíveis mas que sejam já disponibilizados aos nossos doentes».

Segundo o CHUA, a inauguração das novas instalações e do novo equipamento da Unidade de Neurofisiologia «decorreram simbolicamente na data em que se assinala o Dia Internacional da Epilepsia». Para se associar às iniciativas nacionais, os profissionais do serviço de Neurologia «dinamizaram simultaneamente exposições, patentes nas duas unidades hospitalares, alusivas a esta temática.

 



Comentários

pub