CCDR Algarve visita micro e pequenas empresas no concelho de Loulé

Visitas decorreram para «acompanhar os esforços de resiliência desenvolvidos pelas empresas na resposta aos desafios pós pandemia»

Algumas micro e pequenas empresas com projetos de investimento na competitividade e diversificação económica foram visitadas na tarde desta quinta-feira, 10 de Fevereiro, pelo presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve José Apolinário, e pela vice-presidente Elsa Cordeiro, acompanhados pelo presidente da Câmara de Loulé, Vítor Aleixo.

As visitas decorreram no sentido de «acompanhar os esforços de resiliência desenvolvidos pelas empresas na resposta aos desafios pós pandemia», realça a CCDR Algarve.

Segundo a CCDR Algarve, «sendo investimentos de menor dimensão, representam um esforço e aposta de qualificação de micro e pequenas empresas com um número de trabalhadores das dezenas, contribuindo para melhorar a competitividade do tecido empresarial de proximidade, para além de permitir criar e manter postos de trabalho vitais para a coesão social das comunidades locais».

José Apolinário, também presidente da Comissão Diretiva do Programa Operacional do Algarve, alertou para «potenciais interessados em apoios semelhantes para os avisos abertos, que visam a transição digital, energética e ambiental das empresas, permitindo financiar a aquisição de máquinas e equipamentos, serviços tecnológicos/digitais, sistemas de qualidade e sistemas de certificação que modernizem os processos produtivos e contribuam para a sustentabilidade socioeconómica das empresas».

Uma das empresas visitadas pela CCDR Algarve foi a CARPIART, que «irá adquirir pela 1ª vez uma moderna máquina de usinagem CNC de 4 eixos totalmente automática, bem como duas licenças de software imprescindíveis ao funcionamento da CNC e à oferta de um serviço de excelência. Em conjunto todos estes investimentos permitirão que a empresa aumente o seu portfolio de produtos, acrescente valor aos mesmos, com maior capacidade de resposta».

O investimento será de cerca de 93 mil euros, sendo comparticipado com fundos da União Europeia num valor de 37 mil euros.

Já outra das empresas louletanas, a Joaquim Manuel de Sousa Lopes & Filhos tem como projeto a indústria transformadora da alfarroba. A empresa fará um investimento de 209 646,80 euros, comparticipada com 104 823,40 euros de fundos europeus.

Em 2021, no âmbito do PAPN, foram aprovadas no Algarve 42 candidaturas de pequenas e microempresas, totalizando um investimento total de 5,98 milhões de euros e recebendo um apoio de fundos europeus de 2,23 milhões de euros, através do Programa Operacional Regional.

Neste momento, com uma dotação global de dois milhões de euros, encontram-se abertos dois novos avisos no âmbito do PAPN para micro e pequenas empresas, nomeadamente, ALG-D7-2022-01 – Indústria (Divisões 05 a 33 da CAE) e ALG-D7-2022-02 – Economia Verde.

 



Comentários

pub