Há um guia que ensina a criar circuitos de abastecimento de cantinas com produtos locais

Publicação é gratuita

O “Guia como implementar um Sistema Alimentar Local em Cantinas”, uma publicação da In Loco que ensina a criar «processos de abastecimento de restauração coletiva em circuitos curtos agroalimentares», já pode ser obtido, gratuitamente, em formato papel e digital.

«O trabalho de criação do guia partiu de uma análise aplicada à prática, de oportunidades e constrangimentos à implementação de modelos alimentares alternativos, baseados em circuitos curtos de produção e de consumo», segundo a In Loco.

«Foram discutidos modelos de abastecimento que melhor se adequam à realidade local, identificadas questões-chave a considerar na montagem de sistemas alimentares de base territorial e também construídas e testadas soluções e ferramentas», acrescentou a associação.

Segundo a equipa do projeto,  o processo de desenvolvimento do guia foi «participativo e colaborativo», e procurou promover a «tomada de consciência para a responsabilização da sociedade civil e dos atores locais na importância da transição para sistemas alimentares mais responsáveis e sustentáveis e para a governança local».

«O guia congrega, portanto, o resultado de todo esse trabalho conjunto, tendo sido criado para sintetizar de forma clara e descomplicada os principais pontos a considerar na implementação destes modelos de abastecimento e de consumo alimentar na restauração coletiva», resume a In Loco.

Para isso, são indicados «um conjunto de passos, de dicas, de soluções e de ferramentas concebidas e testadas para ultrapassar obstáculos muitas vezes sentidos como entraves à implementação do abastecimento da restauração coletiva com produção local».

«O documento pretende esclarecer, desmistificar processos e apoiar o desenvolvimento de sistemas alimentares mais sustentáveis, comprometidos com o envolvimento de todos os atores da cadeia, desde a produção até ao consumo».

O Guia pode ser descarregado gratuitamente, em formato digital, através do site da In Loco ou solicitado o envio de versão impressa através do endereço de correio eletrónico [email protected] ou do número 289 840 860.

 

 



Comentários

pub