Albufeira expõe “Trilhos do Algarvensis”

Esta mostra estará patente até 14 de Maio

Foto: Rui Gregório

A exposição “Pelos Trilhos do Algarvensis”, de Rui Gregório, vai ser inaugurada no dia 15 de Fevereiro, no Museu Municipal de Arqueologia, em Albufeira. 

Trata-se de uma mostra de arte no âmbito do GeoPalcos, programa de intervenção cultural no território do aspirante Geoparque Algarvensis Loulé-Silves-Albufeira, que tem por objetivo criar eventos inovadores neste concelhos, marcando o cruzamento de várias disciplinas artísticas, mas também a comunicação entre os agentes culturais, as gentes locais e a população que habitualmente visita o Algarve.

As fotografias ganham vida através da peça sonora “Percurso – 1 386 Km2”, composta propositadamente para a exposição pelo maestro Armando Mota.

Rui Gregório, natural de Albufeira e residente em Paderne há vários anos, fez-se ao caminho e durante cerca de um ano revisitou paisagens, percorreu trilhos, onde descobriu novos lugares, fósseis que antes não passavam de pedras e que agora adquiriram um novo significado.

O resultado é um conjunto de imagens deslumbrantes que contam a história dos vários lugares que a sua lente aprisionou, lançando um novo olhar sobre o território, nomeadamente sobre as zonas de Paderne e Ferreiras, que integram o aspirante Geoparque Algarvensis.

Natural de Albufeira e residente em Paderne, Rui Gregório dividiu a sua formação entre as cidades do Porto, onde, em 2004, terminou a licenciatura em Arte e Comunicação na Escola Superior Artística do Porto, e Tomar, onde, em 2011, frequentou o Mestrado em Fotografia Aplicada na Escola Superior de Tecnologia de Tomar.

Em 2015, frequentou o curso de Técnico de Design Gráfico na Escola de Tecnologias Inovação e Criação do Algarve. A nível artístico desde 2001 que participa em exposições coletivas e individuais a nível nacional e internacional.

A exposição é acompanhada pela peça sonora «Percurso 1 381Km2», com a qual o maestro Armando Mota pretende «criar várias atmosferas para que os visitantes possam encontrar e sentir as tonalidades, as emoções, os sons do aspirante a Geoparque ao longo do seu percurso».

Esta mostra estará patente até 14 de Maio e pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 9h30 às 17h30.

 

 



Comentários

pub