Mais testes, grupos pequenos, máscara sempre: eis o apelo da DGS para as festas

DGS apela a todos para que «festejem em segurança e com responsabilidade»

A realização de testes, grupos mais pequenos, idealmente pertencentes à mesma bolha familiar/social, escolha de espaços amplos e ventilados, mais do que uma mesa, máscara quando não se estiver a consumir alimentos ou bebidas. Estas são, em resumo, as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) para o período de festas que se avizinha.

Em comunicado, a DGS começa por sublinhar que «a atual situação epidémica da infeção por SARS-CoV-2 implica que todos ponderem o risco a que podem estar expostos nas suas atividades diárias», nomeadamente neste período festivo.

É que, salienta, «o momento das festividades de Natal e de fim de ano é, tradicionalmente, marcado pelo convívio com a família e com os amigos, favorecendo a aglomeração de pessoas, com maior proximidade e contacto físico».

Por isso mesmo, para este período, a DGS apela a todos para que «festejem em segurança e com responsabilidade, adotando as medidas de proteção que, em conjunto, fazem parte da barreira de proteção contra o vírus».

A DGS recorda que o plano de vacinação «continua a decorrer, com a dose de reforço da vacina contra a COVID-19 para os adultos e a vacinação das crianças».

Por isso, apela, «no caso de nunca ter sido vacinado ou vacinada, agende a sua vacinação. A evidência científica demonstrou que a vacina é a medida mais eficaz para reduzir as complicações associadas à infeção por SARS-CoV-2».

Mas a DGS aconselha também «a realização de testes, nomeadamente testes rápidos (TRAg) ou autotestes, como medida de precaução».

As festas podem ser realizadas «com grupos mais pequenos, idealmente pertencentes à mesma bolha familiar/social», acrescenta, aconselhando ainda a que se «escolha espaços amplos», assegurando «que estão ventilados».

A DGS frisa igualmente que «a partilha de momentos em que se consomem alimentos e bebidas pode ser feita com o devido distanciamento entre os convidados, aplicando medidas simples, como a utilização de mais do que uma mesa, sempre que possível».

Por seu lado, «a máscara deve ser mantida quando não se estiver a consumir alimentos ou bebidas, particularmente na presença de pessoas mais vulneráveis, que devem ser ainda mais protegidas».

A DGS termina o comunicado recordando que «é fundamental manter-se atento ao aparecimento de sintomas de COVID-19, como febre, tosse, dores de cabeça, dores musculares, dificuldade respiratória ou perda do olfato ou do paladar».

No caso de se manifestarem sintomas, isole-se e contacte imediatamente o SNS 24 (808 24 24 24).

 
 
 



Comentários

pub