Cristóvão Norte excluído das listas do PSD, mandatário de Rio diz que se «perdeu confiança política»

Listas pelos vários círculos eleitorais foram aprovadas no Conselho Nacional, com 67 votos a favor, 21 contra e 6 abstenções

Cristóvão Norte, presidente do PSD/Algarve e cabeça de lista nas últimas Legislativas, foi excluído das listas dos sociais-democratas para as eleições de 30 Janeiro, apesar de ter sido, há semanas, o escolhido, pela Distrital, para liderar a candidatura. O apoiante de Paulo Rangel lamenta ter-se «perdido uma ocasião para unir o partido», mas, do lado de Rui Rio, o argumento é que o atual presidente do PSD «perdeu a confiança» em Cristóvão Norte. 

Évora foi palco ontem, 7 de Dezembro, de um Conselho Nacional quente. Na ordem de trabalhos dos sociais-democratas, estava a aprovação dos candidatos a deputados pelos diferentes círculos eleitorais e, o que já se esperava, aconteceu mesmo.

Rui Rio fez uma limpeza, a nível nacional, excluindo vários apoiantes de Paulo Rangel (incluindo líderes distritais) nas recentes Eleições Diretas que acabou por conquistar.

Um dos nomes que saiu foi Cristóvão Norte, mandatário regional de Rangel, presidente do PSD/Algarve e uma das principais figuras do partido em todo o distrito.

Em declarações ao Sul Informação, ainda na noite de ontem, Cristóvão Norte confessou ser «preocupante que a direção nacional do PSD tenha esbanjado uma ocasião soberana para unir o partido».

«A minha circunstância particular é irrelevante. As opções tomadas em geral são incompreensíveis», acrescentou.

A lista aprovada pelo Conselho Nacional – diferente da que foi apresentada pela Assembleia Distrital do Algarve, na qual Cristóvão Norte era o primeiro candidato – conta com Luís Gomes, ex-deputado, antigo presidente da Câmara de Vila Real de Santo António, candidato derrotado a essa autarquia nas recentes eleições, como cabeça de lista.

Em segundo, surge Rui Cristina, atual deputado e apoiante de Rio, seguindo-se Ofélia Ramos, também ela parlamentar desde 2019. Curiosamente, nas últimas eleições, estes também foram o segundo e terceiro nomes na lista do PSD.

Mais abaixo, mas em lugar elegível, está Dinis Faísca (4º) – recentemente derrotado na corrida à Câmara de Tavira. Álvaro Viegas, antigo presidente da ACRAL – Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve e candidato à Câmara de Olhão, surge em 5º lugar.

Um dos nomes que também constava nos lugares cimeiros da proposta da Distrital do PSD e que foi relegado para 2º suplente foi o de Carlos Gouveia Martins.

O líder do PSD/Portimão, que esteve ao lado de Rangel, também já reagiu e, num post no Facebook, considerou esta uma «escolha legítima».

Só que, revelou ainda, já apresentou, «por escrito, a renúncia a preencher qualquer lugar de suplente na lista que o PSD irá levar a votos pelo círculo eleitoral de Faro, escolhida por Lisboa».

«Respeito as escolhas que fazem e são tão legítimas como as que eu faço. Votarei sempre no nosso Partido Social Democrata», acrescentou.

Do lado de Rui Rio, o argumento é que, o sinal de unidade de que se queixam os apoiantes de Rangel, «foi dado nas listas de há dois anos».

Ouvido pelo Sul Informação, Francisco Amaral, mandatário regional de Rio nas Diretas e presidente da Câmara de Castro Marim, foi perentório: «não se agrega quem não se quer agregar».

«Esta foi uma opção do presidente do partido, com a qual eu, em termos genéricos, concordo», considerou.

Em relação à saída de Cristóvão Norte, Francisco Amaral disse que, da sua perceção, «Rui Rio perdeu a confiança política» no líder do PSD/Algarve.

«Este era um desfecho com o qual contava, sim. Mas esta questão das listas acontece em todos os partidos e não podemos fazer disto um bicho de sete cabeças», concluiu.

Entretanto, após um longo Conselho Nacional, em que participou, Cristóvão Norte já se despediu da Assembleia da República, numa publicação nas redes sociais.

«Foi uma extraordinária viagem. Um privilégio ter servido a minha região e o meu país no Parlamento. Saio com a felicidade de ter dado o meu melhor, mas com a tristeza de ficar tanto por fazer», disse.

 

Lista completa do PSD pelo Algarve:

1º- Luís Gomes

2º- Rui Cristina

3º – Ofélia Ramos

4º- Dinis Faísca

5º- Álvaro Viegas

6º- Helena Palhota Simões

7º- Bruno Sousa Costa

8º- Tiago Mateus

9º- Inês Tamisa de Barros

Suplentes:

1º – Claudia Sousa

2º- Carlos Gouveia Martins

3º- Carlos Baía

4º- Maria Paulo Carrusca

5º- Paula Alexandra Xavier

6º- Joaquim Martins Cabrita

7º- Rui Machado de Araújo

8º- Filomena Sintra

 

NOTA: A lista deverá sofrer alterações, uma vez que Carlos Gouveia Martins já anunciou que não aceita integrá-la.

 

 



Comentários

pub