Campus Sul que junta Universidades do Algarve, Évora e Nova vai ser apresentado

Através do melhor conhecimento produzido em cada uma das universidades, serão criadas novas licenciaturas, mestrados e doutoramentos

O consórcio inédito que junta as Universidades de Évora, do Algarve e Nova de Lisboa e que vai criar o “Campus Sul” é apresentado esta quarta-feira, 22 de Dezembro, às 11h00, numa sessão, em Évora, com a presença de António Costa. 

«Promover o desenvolvimento sustentável do Sul do país e estimular a coesão territorial são estes os objetivos do Campus Sul», explica a Universidade do Algarve (UAlg).

Através do melhor conhecimento produzido em cada uma das universidades, serão criadas novas licenciaturas, mestrados e doutoramentos, que vão permitir aos estudantes passar períodos de tempo em cada uma das três instituições, com alojamento nas residências universitárias.

«Está também prevista a criação de centros de investigação aplicada e inovação para a sustentabilidade, e de agendas colaborativas com os principais parceiros sociais e económicos da Região, em áreas críticas para o desenvolvimento do Sul, como o património cultural, sustentabilidade das cidades e comunidades, conservação da biodiversidade marinha e agricultura sustentável», diz a UAlg.

Além disso, serão desenvolvidas atividades de capacitação das administrações municipal, regional e central, a Sul, e de outras instituições que exerçam atividade na Região.

A sessão de apresentação do Campus Sul vai contar com as presenças do primeiro-ministro António Costa, do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Manuel Heitor, da ministra para a Coesão Territorial Ana Abrunhosa, da reitora da Universidade de Évora Ana Costa Freitas, do reitor da Universidade do Algarve Paulo Águas e do reitor da Universidade NOVA de Lisboa João Sàágua.

Durante a tarde, terá lugar o “ScienceDay@South”, uma montra da melhor investigação realizada pelas três universidades, designadamente nas áreas do Património, Terra e Mar.

O evento terá transmissão online aqui.

 



Comentários

pub