Bispos apelam a católicos que respeitem distanciamento nas missas de Natal

Abraço da paz ou beijo à imagem do Menino Jesus estão suspensos

Foto: Flávio Costa | Sul Informação

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) apelou esta quarta-feira, 22 de Dezembro, aos católicos que respeitem o distanciamento nas cerimónias religiosas, tradicionalmente vividas de forma intensa neste período do Natal.

Em comunicado assinado pelo Secretariado Geral da CEP, o órgão que congrega os bispos católicos portugueses «recomenda vivamente», face ao «forte agravamento da atual situação pandémica, devido sobretudo à nova variante Ómicron da covid-19», que, «a partir das celebrações do Natal, inclusive nas Missas da Vigília, se observe um adequado distanciamento entre os participantes, conforme as orientações da Direção Geral da Saúde».

O comunicado recorda, ainda, que «continuam em vigor as medidas de prevenção, tais como o uso das máscaras, a devida higienização das mãos e dos espaços celebrativos e a comunhão na mão, entre outras».

O abraço da paz ou o beijo à imagem do Menino Jesus são dois dos gestos que, à semelhança do que ocorreu no Natal de 2020, se encontram suspensos também este ano.

 



Comentários

pub