Voluntários que ajudaram os outros durante a pandemia homenageados pela Câmara de Portimão

No domingo

Os cidadãos e entidades que se distinguiram pela sua ação na área social e pela ajuda ao próximo, durante a pandemia de Covid-19, vão homenageadas pela Câmara de Portimão, numa sessão que se vai realizar no domingo, dia 5, às 15h00, no auditório do Museu de Portimão, onde também serão entregues os Prémios Municipais de Voluntariado.

A autarquia portimonense quer, desta forma, «prestar homenagem pública a um conjunto de associações e pessoas que se têm distinguido pelo trabalho comunitário em período de pandemia, nomeadamente no fornecimento e entrega ao domicílio de refeições, cabazes e medicamentos e na realização de compras, entre outras ações», no Dia Internacional do Voluntariado.

As entidades a homenagear são a Cáritas Paroquial Nossa Senhora da Conceição – Matriz de Portimão, a ADRA – Associação Adventista para o Desenvolvimento, Recursos e Assistência,  a ACRA 1º Dezembro, a Associação Flor Amiga, o GRATO – Grupo de Apoio aos Toxicodependentes, o MAPS – Movimento e Apoio à Problemática da Sida, a Associação para o Planeamento da Família – Projeto Rio, o Corpo Nacional de Escutas – Agrupamento N.º 159 –Portimão e o Corpo Nacional de Escutas Agrupamento de Alvo.

A título pessoal, serão distinguidos os voluntários Sara Bruins, Miguel Andrade, Marisa Guerreiro, João Sobral, João Gouveia, Catarina Menezes, Tynara Nascente, José Brito, Aleida Monteiro,Sonia Baiona, Diogo Diniz,Custódia Entradas e Arnaldo Silveira,  que «ofereceram os seus préstimos no âmbito da Plataforma do Voluntariado de Portimão, lançada recentemente pela autarquia».

«A homenagem contará com um momento dedicado à partilha de testemunhos na primeira pessoa, nomeadamente de João Lagartinho (Corpo Nacional de Escutas – Agrupamento de Portimão), Manuela Santos (Cáritas Paroquial de Nª Srª da Conceição – Matriz de Portimão) e Sara Bruins (voluntária em nome individual), que falarão sobre as suas experiências», segundo a Câmara de Portimão.

«Com este gesto, o Município de Portimão pretende enaltecer publicamente a vertente do voluntariado, que em tempos de pandemia voltou a estar no centro das atenções enquanto ato de cidadania ativa, constituindo uma componente importante no percurso de vida dos envolvidos, ao contribuir para reduzir disparidades sociais e promover a necessidade e o dever de ajudar o próximo», acrescentou a autarquia.

O encerramento da cerimónia de homenagem às associações e voluntários e posterior entrega do Prémio Municipal estará a cargo da presidente da Câmara de Portimão, Isilda Gomes.

Além desta homenagem, o programa de celebração do Dia Internacional do Voluntariado inclui o workshop online “Gestão emocional e burnout no voluntariado, que será dinamizado a 6 de Dezembro, às 15h00, pela associação Pista Mágica dinamizará, com o objetivo  de capacitar «para a aquisição de ferramentas que evitem situações de desgaste emocional e esgotamento».

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias,  e devem ser feitas através deste link. tinyurl.com/workshoponlinevoluntariado

Ainda no contexto do Dia Internacional do Voluntariado, o Município de Portimão promoverá, em parceria com a DYPALL Network, três sessões presenciais onde jovens que integram o Corpo Europeu de Solidariedade, financiado pelo programa Erasmus+ da União Europeia, falarão com os alunos das escolas profissionais do concelho sobre o impacto do voluntariado internacional nas suas vidas.

As sessões terão lugar a 3 de Dezembro, às 10h50, na Escola Profissional Gil Eanes, e às 16h00, na Loja Ponto JA de Portimão, bem como a 6 de Dezembro, às 10h00, no Centro DUAL Portimão, e às 14h00, na Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão.

 

 



Comentários

pub