Mother Earth lança ação “Planta uma Escola” e oferece árvores à Escola Básica e Secundária da Bemposta

A Mother Earth lança o programa “Planta uma escola”, para promover a preservação ambiental e educar para a eco-cidadania

A Escola Básica e Secundária da Bemposta, em Portimão, promove, no dia 23 de Novembro, uma ação de plantação de árvores, no âmbito do programa “Planta uma Escola” da Associação Mother Earth. A iniciativa é apoiada pela Câmara Municipal de Portimão e pelo Elaine Bain Family Trust (EBFT).

O “Planta uma Escola” é um programa nacional da Mother Earth – Associação para a Preservação do Ambiente. implementado pelos núcleos regionais, que oferece árvores às escolas e promove a sua plantação pela comunidade escolar, com o objetivo não só de melhorar a envolvente ambiental da Escola e a sua sustentabilidade, mas principalmente de despertar os jovens para as vantagens e benefícios das árvores no atual contexto climático, e em geral para a necessidade da preservação ambiental.

«A plantação de árvores e melhoramento da envolvente escolar, sendo ações concretas desenvolvidas pelos alunos e por toda a comunidade educativa, proporcionar-lhes-ão a tomada de consciência de que simples atitudes individuais podem, no seu conjunto, melhorar o Ambiente global», explica o Núcleo do Algarve da Mother Earth.

«Pretende-se reforçar essa experiência direta, realizando, ao longo do(s) ano(s) letivo(s) subsequentes, um conjunto de atividades que visam despertar os estudantes para as questões ambientais no geral e para os objetivos de desenvolvimento sustentável, promovendo a cidadania ambiental, principalmente no atual contexto do aquecimento global», acrescenta.

O objetivo é «sensibilizar e educar os jovens para a importância da floresta autóctone na preservação dos ecossistemas no nosso país e no planeta».

Aos alunos, é-lhes dirigido o desafio de tomarem parte na defesa do ambiente e a ter uma participação ativa nos processos de decisão comunitários, contribuindo para uma maior consciência da importância do ambiente no dia-a-dia da sua vida pessoal, familiar e comunitária.

Este programa está a decorrer em simultâneo em Escolas de Setúbal, de Penafiel e de Vila Nova de Cerveira. Qualquer escola que queira participar deverá contactar a associação através do email [email protected] .


A MOTHER EARTH – Associação para a Preservação do Ambiente, é uma associação sem fins lucrativos fundada em 2014, em Portugal, por Pema Wangyal Rinpoche, e que procura desenvolver uma sociedade bondosa e ativa na proteção e preservação dos ecossistemas em que se integra.
«Somos um grupo de pessoas de diversas origens, profissões e idades, que têm em comum o estarem atentas aos problemas ambientais da atualidade, e que procuram contribuir com soluções que promovam o restauro e a proteção dos ecossistemas ameaçados pela ação humana e impedir a constante destruição e pilhagem dos recursos naturais», explica a associação.«No imediato, sentimos que é muito urgente agir no sentido de uma maior consciência climática, na procura de soluções para os problemas do aquecimento climático e na adoção das medidas de mitigação adequadas».

A Mother Earth está presente em grande parte do território nacional, organizada em diferentes núcleos de ação. «Procuramos assim intervir diretamente em várias regiões do território e ter também uma consciência direta dos diferentes problemas ambientais localmente.

A Mother Earth tem a sua sede em Lisboa e Núcleos Regionais na Madeira, no Minho, no Porto, em Setúbal, no Alentejo e no Algarve.

O ELAINE BAIN FAMILY TRUST (EBFT) é uma instituição de solidariedade social que tem como finalidade permitir a jovens de meios carenciados a oportunidade de ter acesso a programas de desenvolvimento curricular.

 



 

Comentários

pub